TJ MT
Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugura espaço próprio
TJ MT

O Núcleo está estruturado desde meados do corrente ano e é vinculado à presidência do tribunal. É coordenado pela juíza auxiliar da presidência, Viviane Brito Rebello e conta com outros oito membros, três deles exclusivos: a gestora administrativa, Vera Lícia de Arimatéia e Silva, e os assessores de Sustentabilidade, Carlos Kreutz e Elaine Cristina Pincerato Alonso.
Também integram o Núcleo: Jessyka Lindaura Crisóstomo Sodré Farias, assessora jurídica do gabinete da juíza auxiliar da Presidência; Luciana Tolovi, gestora administrativa da Comarca de Várzea Grande; Marluce Peixoto de Assis Martins, diretora do Departamento de Planejamento e Estudo da Escola dos Servidores; Rosana Maria de Souza Goulart, gestora geral da Comarca de Várzea Grande e Veruska Norie Takada, assessora de Estatística.
A vice-diretora-geral, Claudenice Deijany, falou sobre as ações realizadas e a estruturação do núcleo, que se deu em meados de 2023. “Nós estamos com uma equipe bastante coesa e que começou com passos firmes, muito antes da estruturação oficial da área. Agora sim vamos andar a passos largos. Já estávamos desenvolvendo ações muito efetivas a respeito da redução no consumo de papéis, energia, telefonia móvel e fixa, entre outras ações atinentes à sustentabilidade, com o apoio de outros servidores também das comarcas, com os eventos que realizamos desde 2016, o Encontro da Sustentabilidade.”
A coordenadora do Núcleo explicou que o núcleo, que começou em 2016, existia mas não era oficial com lotação e equipe própria. “Hoje temos nosso espaço exclusivo para ter melhores condições de trabalho e realizar todas as atividades necessárias para que a sustentabilidade do Poder Judiciário seja a melhor possível. Eu sempre coloco que a questão da sustentabilidade passa pela própria sobrevivência da raça humana. Então tudo o que pudermos fazer, especialmente nós como poder público, para garantir o máximo possível de ações que tenham sustentabilidade como foco e fundamento, é essencial para essa sobrevivência.”
Para Vera Lícia a inauguração do espaço próprio e permanente do Núcleo de Sustentabilidade, vai permitir que ações e atividades relacionadas à sustentabilidade dentro do Poder Judiciário de Mato Grosso sejam ainda mais efetivas, mas lembrou que as ações podem partir de qualquer servidor, coordenadoria, magistrado ou gabinete, já que a responsabilidade sustentável é de todos. “Com o novo espaço e a consolidação do Núcleo, vamos dar passos mais largos em prol da sustentabilidade e atender de forma mais primorosa e cuidadosa todo o Tribunal de Justiça.”
A assessora de Sustentabilidade, Elaine Alonso falou sobre a estrutura do núcleo de como os membros efetivos trabalhavam em outra função e dedicavam algum tempo “quando dava” para a sustentabilidade. “Queríamos muito fazer parte do organograma do Tribunal e graças à desembargadora Clarice e a diretora-geral Euzeny, conseguimos criar o núcleo como um setor e efetivar três servidores, além da nossa coordenadora. Ainda temos quatro membros do núcleo que têm suas atribuições em outros setores”, explicou ela.
A assessora do STJ, Keitlin Scartezini, congratulou a equipe do Núcleo pela estruturação. “É um exemplo até onde vocês conseguiram chegar. Merecem medalha de ouro. Tem tribunal que ainda tem um núcleo composto de pessoas que só conseguem trabalhar na sexta feira das 14h às 16h com a sustentabilidade. É um avanço muito importante. Agora o próximo passo pode ser a rede (sustentabilidade)”, brincou ela.
A Rede Sustentabilidade é um grupo formado por representantes de instituições públicas que executam funções relacionadas à sustentabilidade e têm como atribuição propor, planejar e acompanhar programas e ações pactuadas entre os órgãos. Um exemplo específico são as compras sustentáveis e compartilhadas, que visam a redução de custos e impactos.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem mostra a sala do Núcleo de Sustentabilidade com várias pessoas conversando e sorrindo. A parede branca está decorada com símbolos de Sustentabilidade nas cores verde claro e escuro.
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
comunicacao.interna@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador