Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicados

TJ MT


Já estão abertas as inscrições para segunda aula do Projeto Fortalecer que pretende nivelar conhecimentos e atualizar temas ligados à adoção. O evento é uma realização da Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) parceira da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso. Além de juízes, promotores, defensores e seus assessores, procuradores municipais, conselheiros municipais, equipe psicossocial e interessados na temática podem participar. Estatuto da Criança e do Adolescente será o tema da próxima aula ministrada pelo filósofo, Jota Conceição no dia 9 de Março, às 16h, horário de Mato Grosso, de forma on-line.
 
 
A primeira aula trouxe o tema Direito à Convivência Familiar e Comunitária. O juiz de Mato Grosso do Sul, Fernando Moreira, explanou sobre o tema. “O que são os grupos de apoio se não ações da sociedade civil organizada que decidiram fazer algo diferente, melhor. Prova disso é que hoje o Estatuto da Criança e Adolescente prevê a existência deles. Destaco o Projeto Padrinhos e a Família Acolhedora com alguns dos principais e mais importantes nesta temática. Mato Grosso está muito bem nestas áreas”, disse o magistrado durante a aula.
 
A secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elaine Zorgetti Pereira, participou da aula. “Ele fala com muita propriedade e tem um perfil direcionado a esta causa. É vocacionado. Todos estavam imbuídos em aprender e trocar experiências. Esse é o caminho. Unir todos para conseguir mais por nossas crianças e adolescentes”, disse Elaine que afirmou que participará da próxima aula.
 
Para participar dos próximos encontros basta clicar no link já informado, selecionar a quantidade de ingressos que deseja e clicar em continuar (em verde), preencher os dados e concluir. Você receberá um e-mail com os convites e explicações para acessar a sala virtual. O aplicativo Zoom deve ser baixado antes. Os links chegam no mesmo e-mail.
 
Confira a continuidade da programação:
 
• 09/03 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Jota Conceição (Filósofo);
• 23/03 – Acolhimento Familiar – Neusa Cerutti (Assistente Social);
• 06/04 – A Prática do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – Sávio Bittencourt (Procurador de Justiça);
• 20/04 – Institucionalização de Crianças e Adolescentes – Luiz Schettini (Psicólogo);
• 04/05 – Atitudes Estratégicas para Fortalecer os Vínculos Familiares – Eliacir Pedrosa (Assistente Social);
• 24/05 – Grupo de Apoio à Adoção – Lindacir Rocha (Advogada).
 
 
O Projeto Fortalecer pretende atuar nos 11 Polos Judiciais do Estado de Mato Grosso, abrangendo todos os municípios.
 
 
Objetivos: capacitar a Rede de Núcleos Regionais por meio de Encontros que orientem o Trabalho Social com Famílias, especialmente na intercessão entre política social, serviços sociais, trabalho em serviços, família e sociedade. Alcançar fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Construir uma relação de confiança; ajudar as famílias a identificar mudanças desejáveis para as suas vidas; identificar elementos que podem bloquear ou sustentar o desenvolvimento das mudanças desejadas; ajudar as famílias a mudar sua interação com os elementos limitadores e ou potencializar a interação com os elementos de suporte para viver as vidas desejáveis e ajudar a desenvolver redes para apoiar construção/edificação das vidas desejáveis.
 
 
A AMPARA é uma organização sem fins lucrativos, formada por voluntários e técnicos, com o objetivo de promover ações para o cumprimento do Direito infanto-juvenil, em especial o direito à convivência familiar e comunitária. Ela trabalha para reduzir o número de crianças e adolescentes acolhidos e encaminhar a famílias adotivas, além dos que sofrem os mais variados tipos de violência, e, por conseguinte, deseja contribuir com estratégias que visam potencializar a família para o exercício de suas funções de proteção, socialização e autonomia.
 
 
 
 
Ranniery Queiroz
 
Assessor de Imprensa da CGJ/MT
 
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Reforma no Fórum: Sapezal prorroga teletrabalho por mais 15 dias
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso participa do 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA