TJ MT
Presidente do TJMT ministra palestra ‘Semear a Paz: Fortalecer a Justiça’ na comarca de Sorriso
TJ MT

O evento jurídico da II Semana Jurídica ‘o Ano da Justiça Restaurativa na Educação’, conta com parceria da Justiça, Prefeitura e outros órgãos, é realizada de 30 de outubro a 01 de novembro, na 17ª Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na palestra, a desembargadora Clarice Claudino compartilhou o conceito e os objetivos dos ‘Círculos de Construção de Paz’, com destaque para os resultados de transformação social nas relações interpessoais da sociedade.

Outro foco da palestra foi a realização das práticas restaurativas na rede de ensino pública e privada que leva para dentro das escolas os ‘Círculos de Construção de Paz’, para eliminar os conflitos, principalmente, os casos de intimidação sistemática, atos de violência física, psicológica ou intencional que acontece de modo repetitivo.
“Este é momento de interação bastante rico e interessante. Foi notório e vivido o interesse desses acadêmicos e participantes para entender como funciona um ‘Círculos de Paz’, para que serve a Justiça e a Paz. Estamos satisfeitos com essa parcela de contribuição para os estudantes em processo de formação e a sociedade. Aqui em Sorriso, o trabalho está bastante consolidado na esfera da educação, nas escolas urbanas, rurais e escolas particulares, isso é maravilhoso, estamos andando no caminho certo”, declarou a desembargadora Clarice Claudino da Silva.
O coordenador do curso de Direito da Facem, professor Glaucio Coutinho, considera que a palestra sobre Justiça Restaurativa contribui para que os alunos aprendam sobre a promoção do diálogo, empatia e respeito na sociedade.
“É uma imensa alegria receber a presidente do TJMT para essa rica palestra com ensinamentos restaurativos com foco na paz. Isso é muito importante para os nossos acadêmicos de direito, isso agrega valor, é uma visão diferente com outro horizonte, uma justiça que também atua na prevenção de conflitos sociais”, explicou o professor universitário.

Além da palestra ministrada pela presidente da corte, os acadêmicos também tiveram oportunidade de aprender mais sobre a Justiça Restaurativa, em uma explanção ministrada nesta terça-feira (31.10), pela assessora especial da presidência do TJMT, Katiane Boschetti, que tratou do tema ‘Justiça Restaurativa nas Políticas Públicas e Ambientes Organizacionais’.
O encerramento do evento será nesta quarta-feira (01.11), com a palestra ‘Retorno Pacificado à Escola’ com a juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio, da 2ª Vara Cível de Lucas do Rio Verde.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: desembargadora presidente está em pé, no pulpito e fala ao microfone. Foto 2: a imagem mostra a mesa de honra. Em primeiro plano aparace o público. Foto 3: desembargadora, juiz-auxiliar e juiz da comarca e demais convidados exibem o certificado.
Carlos Celestino. Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador