TJ MT
Segundo Sarau da Esmagis terá como tema Cora Coralina
TJ MT
Cora Coralina será o próximo tema do 2º Sarau Prosa, Poesia e Justiça, realizado presencialmente na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), em 20 de outubro, a partir das 16h. O evento cultural tem como finalidade promover a expressão artística com atividades que envolvam: dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. Na ocasião, magistrados, servidores e convidados declamarão poesias da escritora Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina.As poesias serão declamadas por magistrados, servidores e convidados. Também haverá lançamento de livros.
A idealizadora da ação pedagógica e diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, destaca que o Sarau “objetiva o convívio social entre os magistrados do Poder Judiciário, marcado pelo encontro de ações artísticas diversificadas, exposições de obras literária dos magistrados e outros escritores, para expressarem ou se manifestarem artisticamente assuntos arrolados à literatura, poesia, leitura de livros e outras formas de arte.”
Nascida em 20 de agosto de 1889, na antiga Vila Boa de Goyaz, hoje, Cidade de Goiás/GO, patrimônio mundial pela UNESCO desde 2001. Ela estudou até a terceira série primária, tendo como única professora Mestre Silvina, a quem havia ensinado a geração de sua mãe. Começou a escrever muito cedo nos jornais local.
Em 1910 publicou no Anuário Histórico e Geográfico e Descritivo de Goyaz, o conto “Tragédia na Roça” e recebeu a primeira crítica literária do professor Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Ele disse à época: “É a maior escritora do nosso Estado, apesar de não contar ainda vinte anos de idade”. Seu primeiro livro, entretanto, intitulado ‘Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais’, foi lançado quando ela contava 76 anos. Ainda assim, ela é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Faleceu em Goiânia, no dia 10 de abril de 1985.
Para participar é necessário confirmar presença pelo link: https://forms.gle/5Ph5aaDLKJm3aotC6
Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:
TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO3 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO3 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO22 horas atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO22 horas atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol