TJ MT
Servidores e magistrados das comarcas participam de webinário sobre Juízo 100% Digital
TJ MT

Representantes das Comarcas de Várzea Grande, Poconé, Primavera do Leste, Cáceres, Araputanga, Juína, Cláudia, Sorriso, Rio Branco, Porto Esperidião, Porto Alegre do Norte, Lucas do Rio Verde, dentre outras, participaram da capacitação promovida pela Escola dos Servidores, no sentido de aprender um pouco mais sobre os procedimentos necessários para aderir ao Juízo 100% Digital – que será implantado em todas as comarcas de Mato Grosso a partir do dia 12 de maio.
Foi apresentado o plano de trabalho elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan), com todos os processos de trabalhos detalhados a respeito do novo modelo de justiça criado pelo CNJ em 2020.
O objetivo foi apresentar os processos de trabalho na 1ª Instância, tanto para as secretarias quanto para os gabinetes, considerando o alinhamento das rotinas práticas valendo da tecnologia como meio de acesso à Justiça.
“A pandemia trouxe muitas coisas ruins, mas também trouxe algumas coisas boas, como o Juízo 100% Digital, de atos puramente eletrônicos. O conceito traz a possibilidade de valer-se da tecnologia para ter acesso à justiça sem precisar ir até os fóruns. Os atos físicos podem incorrer em atraso, então ganhamos muito em termos de celeridade”, explicou a servidora Rosemeire Pincerato, do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância.
Foram explicadas todas as etapas dos processos de trabalho do Juizo 100% Digital, falado a respeito dos macroprocessos, além dos materiais de orientação, modelos e checklists padronizados que serão utilizados em todo o PJMT.
Mais de 120 pessoas participaram do treinamento on-line, que contou com dinâmicas de interação com perguntas, explanações e explicações dos instrutores.
No Juízo 100% Digital o usuário utiliza a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem a necessidade de comparecer fisicamente aos Fóruns, uma vez que todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, usando a internet, isso incluí citações, intimações, audiências, atendimento das partes, advogadas e advogados e sessões de julgamento, tudo ocorre de forma virtual, por meio de videoconferências. Isso significa que a pessoa pode ter acesso à Justiça de Mato Grosso, por exemplo, de qualquer parte do mundo.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Imagem de print de tela do webnário, onde é possível ver nove pessoas em quadrantes diferentes e a caixa de diálogo ao lado direito.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO6 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO5 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO4 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS6 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS7 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS6 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador