Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Vovô do crime” que roubava bolsas em terminal de VG é preso com mais de 31 passagens criminais

Publicados

MATO GROSSO

Policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERFVG) de Várzea Grande prenderam na manhã desta quarta-feira (24.11), A.B.S, 62 anos, também conhecido como “vovô do crime”. As principais vítimas do criminoso eram geralmente mulheres com bolsas.

Segundo a delegada da DERFVG, Elaine Fernandes da Silva, o “vovô do crime” tem nove condenações e mais de 31 passagens criminais.

“O suspeito é considerado um batedor de carteira profissional e há alguns meses vinha sendo investigado pela DERFVG, que representou pela prisão preventiva do suspeito, sendo deferida pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Várzea Grande”, declarou a delegada.

Ainda, segundo a delegada, entre janeiro a outubro de 2021, estima-se, que, o “vovô do crime” tenha praticado cerca de 50 furtos mediante destreza (quando o criminoso consegue abrir a bolsa da vítima sem que essa perceba), no interior de transportes coletivos.

Ele praticou os crimes no terminal André Maggi, bem como, no interior dos coletivos que faziam as linhas Marfrig-Alameda/Terminal x Terminal/São Benedito, Terminal/Asa Bela. Ainda segundo as investigações, o acusado aproveitava-se de sua aparência mais idosa para não levantar suspeitas.

Leia Também:  Operação Reprise 2 cumpre 15 mandados contra organização criminosa envolvida no tráfico e comércio de armas

“Sempre bem vestido, às vezes com roupa social e óculos de grau, andava na maioria das vezes com uma pasta arquivo, mas não era para guardar documentos ou curriculum, a pasta fazia parte da habilidade do suspeito na prática dos furtos”, diz a delegada Elaine Fernandes da Silva.

Conforme as investigações, para efetuar o furto, o acusado aguardava a vítima subir o degrau do ônibus e subia logo em seguida, colocando a pasta na frente, de modo a cobrir a bolsa da vítima e, sem que ninguém visse colocava a mão debaixo da pasta e puxava de dentro da bolsa os pertences das vítimas, geralmente, celular e carteiras.

“O criminoso escolhia agir nos ônibus lotados, de modo que as vítimas não percebiam o momento do roubo, devido a destreza, a habilidade do criminoso. Geralmente, a vítima somente percebia que havia sido furtada, quando chegava a sua residência”, relatou a delegada Elaine Fernandes da Silva.

Vovô do crime confessou uma série de furtos, mas alegou ter jogado as carteiras das vítimas em um matagal, se recusando a informar o local exato, onde dispensou os pertences das vítimas.

Leia Também:  Governo asfalta mais de 100 km da MT-170 e começa mudar realidade da região Noroeste

“Diversas vítimas eram diaristas e funcionários de um frigorífico situado no bairro Alameda, os quais relataram que ainda estavam pagando pelos smartphones que esse criminoso furta, acrescentando ainda o transtorno em ter que providenciar a segunda via dos documentos pessoais. É de causar indignação que um sujeito nessa idade, que deveria estar dando bons exemplos para os netos estar furtando trabalhadores”, declarou a delegada demonstrando indignação.

FONTE/ REPOST: Adriana Assunção/VGN

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso

Publicados

em

A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), revela que roupas (35%), calçados (19%) e perfumes (17%) são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano. O ticket médio previsto para os gastos na data é de R$ 298, valor 14% superior ao registrado em 2024. O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores.

O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço. Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores.

Segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas. “Além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida — como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo”, disse.

Leia Também:  Prefeitura recorre à Justiça para garantir direito de ir e vir da população de Chapada. Sinfra negou pedido

Outro destaque da pesquisa são os fatores que influenciam a decisão de compra: promoções (71,5%) e qualidade dos produtos (59,8%) aparecem como determinantes. Além disso, 36,5% dos consumidores afirmaram que irão pesquisar preços, especialmente em lojas físicas. Pequenos comércios representam 23,3% da preferência de compra, ficando atrás apenas das lojas de departamento, o que demonstra a importância da personalização e do atendimento próximo como diferencial competitivo.

A classe C lidera o volume de consumo, representando a maior parcela do público que irá às compras, enquanto as classes A e B puxam o ticket médio para cima, com maior disposição para investir em produtos como joias, eletrônicos e perfumes importados. Ainda assim, 80% dos consumidores devem adquirir até dois itens, mantendo o perfil de consumo conservador da data.

O Sebrae/MT também identificou um aumento na intenção de gasto: 61% dos entrevistados afirmaram que devem gastar mais este ano em relação a 2024. Esse comportamento se intensifica conforme a faixa de renda, sendo mais comum entre os consumidores das classes A e B. A pesquisa ainda mostra que 41% dos consumidores pretendem comprar na semana que antecede o Dia dos Pais e 30% já na primeira semana de agosto, o que reforça a necessidade de ações promocionais concentradas nesse período.

Leia Também:  Auditores da CGE-MT são finalistas em maior prêmio nacional de combate à corrupção

Dados da pesquisa

O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias 3 e 27 de junho de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.120 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA