MATO GROSSO
VÍDEO: Kajuru pede convocação de piloto que morreu no voo da Chapecoense 5 anos atrás
MATO GROSSO
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) pediu que o piloto do voo da Chapecoense fosse convocado a depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o caso. O piloto, o boliviano Miguel Quiroga, morreu no acidente.
Assista o vídeo:
“Entendo que esse piloto deverá ser convocado por nós. Os verdadeiros culpados a gente ainda não ouviu”, argumentou Kajuru durante uma sessão da CPI na última quinta-feira (25). O senador goiano ainda insistiu: “Só não sei se aqui a CPI entende que ele deverá ser convocado. Será convocado?”.
Kajuru então foi alertado pelo presidente da comissão, o senador Jorginho Mello (PL-SC), do equívoco: “Senhor senador Kajuru, o piloto faleceu”. “O piloto faleceu?”, surpreendeu-se Kajuru aparentando confusão.
Jorginho Mello então prosseguiu a explicação, lembrando o colega de que a CPI já havia ouvido um áudio retirado da caixa preta do avião que mostra que logo antes da aeronave cair, o piloto disse “meu Deus!”.
A CPI naquele dia ouvia Celia Monasterio, funcionária de trânsito aéreo que autorizou o trânsito. Logo antes do pedido de Kajuru, ela havia afirmado a sua inocência ao senador e dito que quem deveria estar depondo como acusado pelo caso era o piloto. Miguel Quiroga também era dono da empresa LaMia, companhia aérea que levava o time.
Celia foi presa pela Polícia Federal em setembro deste ano. Ela era considerada foragida pela polícia boliviana. A funcionária assinou o plano de voo do avião da LaMia mostrava que o piloto decolou da Bolívia para a Colômbia sem uma reserva de combustível.
FONTE/ REPOST: UOL
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.