MATO GROSSO
PF prende 4 e apreende cheques e carrões com “banqueiros paralelos”
MATO GROSSO
A Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante na manhã desta quarta-feira (1°) por posse ilegal de arma de fogo e contrabando de agrotóxico. As prisões foram realizadas em Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá). Além disso, os agentes apreenderam dezenas de cheques e dez veículos.
Playvolume00:05/00:59Truvid
Leia mais
As prisões foram realizadas durante a “Operação Argentarius”, que tem como objetivo desestruturar uma organização criminosa que financiava atividades como tráfico de drogas, contrabando de agrotóxico, roubo e adulteração de carga de insumos agrícolas.
Ao todo são 29 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis (23), Cuiabá (4), Paranavaí-PR (1) e Santana do Araguaia-PA (1).
Conforme as investigações, foram movimentados mais de meio bilhão de reais. Entre os dois principais alvos as movimentações superaram R$ 220 milhões.
Foi constatado ainda que os valores movimentados e os bens são incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos aumentando as suspeitas de que seja produto de atividades criminosas.
A PF também constatou a existência de laranjas que emprestavam suas contas para que ocultar a origem e destino dos valores. Além da existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes.
O nome da operação faz referência aos “Argentarius”, que eram personagens do Império Romano responsáveis por bancos de depósito e operações de câmbio. Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da operação.
FONTE/ REPOST: EMILY MAGALHÃES – FOLHA MAX
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.