Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

AL quer “congelar” IPVA em 2022; Mendes critica: “Lamentável”

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a aprovação por parte dos deputados estaduais, em primeira votação, de um projeto de lei que visa “congelar” o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022.

Mendes afirmou que a matéria é inconstitucional, por mexer no orçamento do Estado, e indicou que irá vetar o projeto, caso ele seja avalizado pelo Parlamento em segunda votação.

“Os deputados sabem que nenhuma projeto de lei que cria despesas, que mexe em impostos, que mexe no ordenamento jurídico do serviço público, pode nascer no Legislativo. Isso é bê-a-bá da administração pública”, disse.

“O que eles estão fazendo é algo que não foi dialogado comigo e é algo que eu lamento. Eles não poderiam fazer”.

“O que eles estão fazendo é algo que não foi dialogado comigo e é algo que eu lamento. Eles não poderiam fazer. E eu já disse que se a gente faz algo que não pode, temos que buscar tutela do Judiciário. Temos que ter responsabilidade”, criticou.

Leia Também:  Maysa diz que não teme embate judicial com Cattani: “Estou tranquila”

“Pensando em voto”

A matéria é de autoria do deputado Xuxu Dal’Molim (PSC), que justificou a apresentação do projeto salientando que o Governo do Estado vem apresentando um cenário econômico superavitário e chegou a lançar um programa de diminuição de impostos.

O objetivo, conforme o parlamentar, é “não gerar aumentos substanciais em um período de recuperação econômica” e minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19.

O projeto recebeu parecer contrário da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, no entanto, ele foi derrubado em plenário durante a sessão de terça-feira (07).

Mendes insinuou ver o projeto com fins eleitoreiros e disse que foi por não agir dessa forma que conseguiu recuperar economicamente o Governo de Mato Grosso.

“Esse Estado não pode ter decisão tomada pensando em voto, em agradar A, B ou C. Eu demonstrei isso desde o início do meu mandato e é por isso que Mato Grosso está assim, recuperado, pagando salários em dia, fornecedores. Por isso as coisas melhoraram no Estado”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Vereador de Guarantã do Norte, Zilmar Assis, de 59 anos, é agredido pelo também vereador Silvio Dutra

“Agora, se começar cada um tomar uma medida olhando para o seu umbigo, o seu interesse, isso é muito ruim. Eu sempre disse que o que é competência do Legislativo, temos que respeitar e o mesmo ocorre para o Executivo”, criticou.

FONTE/ REPOST: LISLAINE DOS ANJOS E CINTHIA BORGES – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Mauro Carvalho afirma: “Nossa meta é tornar mais eficiente todos os pilares da gestão pública”

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA