Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cuiabá completa 20 anos e vive melhor momento dentro da história do clube

Publicados

MATO GROSSO

De desativado à Série A do Brasileiro em apenas 12 anos. Foi assim que o Cuiabá Esporte Clube ressurgiu no cenário do futebol brasileiro após enfrentar problemas financeiros em 2006. Neste domingo (12), o Dourado completa 20 anos de existência, com muitas conquistas inéditas para serem comemoradas junto ao seu aniversário. A equipe mato-grossense vive a melhor fase da sua história, tanto é que conseguiu de presente a sua permanência na Série A e também uma vaga na Copa Sul-Americana de 202.

Em entrevista ao , o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, avaliou os 20 anos de história do clube auriverde. O gestor destacou as conquistas inéditas do time e o bom trabalho que a família Dresch vem fazendo no comando do Dourado.

“A avaliação é muito boa. Foram grandes conquistas, com dez campeonatos estaduais, além dos acessos e duas Copas Verdes. Essa manutenção na Série A no vigésimo ano do clube também foi muito importante. Acho que a organização e a seriedade do Cuiabá trabalhar, pagamentos em dias, investimentos na estrutura, escolher bons profissionais e ter uma boa equipe, são peças fundamentais para nós conseguir os nossos obejtivos”, disse Cristiano.

Aos 20 anos de existência, o Cuiabá já se consolida como a principal força do futebol de Mato Grosso. Durante esse período, o Dourado conquistou o bicampeonato da Copa Verde, dez títulos do Mato-grossenses, três da Copa FMF, além do histórico e inédito acesso à Série A do Brasileiro, conquistado no início deste ano, recolocando o futebol do Estado na elite do brasileiro após 35 anos.

História do clube

A história do Cuiabá começou com o ex-jogador de futebol, Gaúcho, que fundou a “Gaúcho Escola de Futebol”, na capital mato-grossense, mais conhecida como a “Escolinha do Gaúcho”. Em 2001, ele inaugurou o Cuiabá Esporte Clube para disputar os campeonatos amadores de categoria de base, trazendo em seu brasão o obelisco do centro geodésico da América do Sul.

Leia Também:  VÍDEO: Servidores da saúde protestam em Cuiabá contra atraso de salários e 13º, e chamam prefeito de "caloteiro"

Criada inicialmente com foco nas categorias de base e disputa de torneios amadores, a então Escolinha do Gaúcho, que ficava perto do Córrego do Barbado, foi avançando à medida do sucesso que viria 20 anos depois, com o clube na Série A do Brasileirão.

Nestes 20 anos de história, grandes atacantes defenderam o Dourado, sempre marcando muitos gols. Na lista dos artilheiros, constam os nomes dos atacantes Jenison e Elton, que fazem parte do atual elenco e já marcaram 26 e 24 gols respectivamente com a camisa do time. Além deles, Fernando (54), Moreno (31), Robinho (29) e Buiú (24) integram a artilharia do  clube nesse período.

Problemas financeiros

Entre 2006 e 2008 o Cuiabá precisou parar as suas atividades nos gramados. A equipe ficou descontente com o excesso de desmandos da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador.

Em 2009, o clube foi comprado pela família Dresch, dona de uma empresa do ramo da borracha – e que patrocinava o clube nos primeiros anos. Na ocasião, a família viu o negócio com bons olhos, ainda mais pelo fato da Capital ser escolhida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

No escritório da empresa Drebor, os irmãos empresários Manoel, Aron e Neri Dresch ficam animados com a vinda do Mundial na cidade onde vivem e despertam o interesse em possuírem um clube de futebol. Uma boa tática para expandir os investimentos no Estado.

Leia Também:  Sindicalista se infiltra em entrevista de Mauro para cobrar aumento de salário e concurso

Após retornar às atividades, o Dourado deu a volta por cima e hoje é considerado uma das surpresas na elite do futebol brasileiro. Em 20 anos, o Cuiabá disputou a segunda divisão do campeonato Estadual e foi vice-campeão – perdeu para o Mixto na decisão.

Em 2011, o Auriverde da Baixada disputou a Série D do Brasileiro, e conseguiu o acesso para a Série C de 2012, após vencer os dois jogos das quartas de final contra o Independente de Tucuruí-PA. No ano seguinte, o Dourado tornou-se vice-campeão estadual contra o Luverdense, ao perder em Lucas do Rio Verde por 1 a 0, e vencer a partida em casa por 1 a 0. A decisão foi para os pênaltis e o Dourado perdeu por 4 a 3.

O Cuiabá permaneceu por sete anos na Série C até 2018, quando subiu mais uma vez. Em sua segunda participação consecutiva na Série B, a equipe de Mato Grosso fez história e conseguiu o acesso inédito à Série A em 2021. Na última terça (9), o Dourado confirmou mais um ano na primeira divisão do país e também uma vaga para disputar a Copa Sul-Americana de 2022.

O vice-presidente do time destacou o calendário recheado do ano que vem, lembrou da necessidade de contratar mais jogadores e afirmou que dará continuidade nos investimentos no clube-empresa.

“Teremos o Campeonato Estadual, depois a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, e depois o início da Série A. Vamos fortalecer mais o clube com contratações e também na questão estrutural, fazer o Cuiabá se tornar mais forte e sólido para que aos poucos consigamos enfrentar essas competições difíceis como vamos ter no ano que vem”, concluiu.

FONTE/ REPOST/ DOUGLAS SANTOS – RD NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  TCE traça panorama social do estado para auxiliar combate à pobreza e à fome nos municípios

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA