Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PF fecha três garimpos em MT; grupos se organizavam no Whats

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Federal fechou três garimpos ilegais na região de Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá), no último final de semana. A ação foi feita durante a Operação Alfeu IV.

Foram fechados os garimpos Babalu, CooperPontes e Sararé, todos localizados na terra indígena Sararé. As investigações mostram que os garimpeiros se mobilizavam por grupos de mensagens no WhatsApp para explorar as terras.

A PF conseguiu apreender 7 escavadeiras hidráulicas, cerca de 50 motores estacionários e outros equipamentos. Uma pessoa foi presa em flagrante.

Outros pertences e o maquinários foram abandonados pelos criminosos que conseguiram fugir do local.

De acordo com o delegado Roberto Moreira, pessoas de outros estados vinham para o garimpo. “Esse garimpo é antigo, mas a movimentação dele não é muito grande”.

O delegado afirmou que os locais são monitorados via satélite durante todo ano.

A operação foi executada com apoio da Funai, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal. O delegado disse que a base da Funai no local desativada colabora para que os garimpeiros voltem. Segundo a PF, está sendo viabilizado a reativação da unidade.

Leia Também:  Homem agride e arrasta companheira pelo asfalto e acaba preso

FONTE/ REPOST: DAVI VITTORAZZI – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Chico 2000 defende que Câmara de Cuiabá seja comandada por vereador com experiência

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA