MATO GROSSO
Fotojornalista de SP morre em acidente de carro no Norte de MT
MATO GROSSO
O fotojornalista Milton Alexandre de Oliveira, de 51 anos, conhecido como “Billy Mao”, morreu vítima de acidente na região de Gaúcha do Norte, no último sábado (18).
Segundo a Polícia Civil, Milton estava em uma Chevrolet Montana que capotou na MT-129. Ele voltava para uma fazenda depois de ter ido à cidade.
O acidente teria ocorrido quando Billy não conseguiu fazer uma curva e caiu com o veículo em uma vala. O carro bateu em um barranco e ele foi arremessado para fora.
Pessoas que passavam pela rodovia acionaram os socorristas. Uma ambulância encaminhou a vítima para o Hospital Municipal de Gaúcha do Norte, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Billy Mao era popular na região de Lençóis Paulista (SP). Ele trabalhou por muitos anos na Revista Megazzine e pouco mais de dois na Mega Notícias. Ele também foi dono do jornal Sabadão do Povo.
O fotojornalista havia se mudado há pouco meses para Mato Grosso. Ele vivia com a esposa em Gaúcha do Norte (583 km de Cuiabá).
Já o velório e o sepultamento serão no Cemitério Municipal de Lençois Paulista.
FONTE/ REPOST: DAVI VITORAZZI – MÍDIA NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.