Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cuiabá registra 7 casos de infecção simultânea de gripe e Covid

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informou na terça-feira (4) que entre dezembro e ontem foram notificados sete casos de flurona,  a infecção simultânea por gripe e Covid.

 

De acordo com o levantamento da Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá, a cidade registrou seis casos de síndrome gripal por coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19 e um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por coinfecção dos mesmos vírus.

 

Segundo a SMS, a SRAG é o quadro mais grave, quando o paciente chega a ser internado, enquanto na síndrome gripal o atendimento é ambulatorial.  

 

A paciente que teve a Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma mulher de 34 anos, que foi internada em hospital particular de Cuiabá. Ela se recuperou bem e já recebeu alta. 

 

Registros em Cuiabá

 

No total do levantamento, Cuiabá notificou 118 casos de síndrome gripal de residentes. Os pacientes apresentaram contaminação por Influenza A (88 casos), Influenza A H3N2 (21), Influenza A H1N1 (1) e vírus sincicial (1). 

 

Leia Também:  Cuiabá confirma 1ª morte por H3N2

A Pasta também informou que houve coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19 (6) e coinfecção por Influenza A H3N2 e rinovírus (1).

 

Dos casos de SRAG, 134 casos foram notificados entre moradores de Cuiabá. Entre os 44 casos confirmados, os pacientes foram contaminados por (33) Influenza A, (4) Influenza A H3N2, (1) Influenza B, (5) Covid-19 e (1) coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-1. 

 

De acordo com a secretaria, ocorre atendimento em livre demanda nas unidades básicas de saúde para atender os casos leves e orienta a população que mantenha as medidas de prevenção.

 

A recomendação pe de higienização constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e atualização da caderneta de vacinação.

 

Registros em sete Estados

 

O Ministério da Saúde ainda não divulgou nenhum balanço dos casos no Brasil.

 

A Pasta informa, em nota, que “os dados de influenza e outros vírus respiratórios são monitorados pela Pasta via Vigilância Sentinela, onde, por amostragem semanal, são feitos diagnóstico para Influenza e alguns outros vírus respiratórios, além da vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19”. 

 

Leia Também:  Bebê de 5 Meses morre em Creche de Várzea Grande, e direção afirma que foi engasgado com leite

Conforme levantamento da CNN Brasil, divulgado nesta terça, sete Estados brasileiros já registraram contaminação simultânea de gripe e coronavírus.

 

Além de Mato Grosso, o flurona foi registrado na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

FONTE/REPOST: DAVI VITORAZZI – MIDIANEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Governo de MT repassa R$ 2,5 milhões para aquisição da estrutura física de hospital em Arenápolis

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA