Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PF prorroga inquérito por falsidade ideológica contra senadora cassada em MT

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Federal (PF) pediu mais prazo para concluir um inquérito que apura o suposto crime de falsidade ideológica eleitoral contra a senadora cassada Selma Arruda. O pedido foi feito pelo delegado da PF, Stephano Carvalho Cabral Tiengo, que solicitou a extensão do prazo ao Ministério Público Eleitoral (MPE) em 20 de dezembro de 2021.

00:05/00:59

 

 

“Encaminhe-se os autos ao Ministério Público, informando-o acerca da necessidade de mais prazo para que se possa tomar ciência dos autos e continuar as investigações”, solicitou o delegado. As investigações apuram o uso de um documento – contrato de mútuo – assinado junto ao empresário Gilberto Possamai, primeiro suplente dela, para explicar a origem de R$ 1,5 milhão que teria sido utilizado na campanha de Selma ao Senado, no ano de 2018.

 

Os recursos não foram declarados à Justiça Eleitoral. A suposta origem falsa do contrato também chegou a ser investigada pela PF, mas o inquérito acabou sendo arquivado pelo juiz da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Jorge Alexandre Martins Ferreira em 2021.

Leia Também:  VÍDEO: Caminhonete furtada no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, é recuperada com ajuda importante do "Patrulhamento Aéreo" da Polícia Militar

A PF, porém, continua as investigações que apuram suposto crime de falsidade ideológica eleitoral. Selma Arruda ficou conhecida nacionalmente como a “Moro de Saias”, em alusão ao “ex-juiz da Lava Jato”, Sérgio Moro.

A fama de “linha dura” contra políticos, porém, não foi suficiente para fazer com que ela escapasse da própria legislação eleitoral. A juíza aposentada foi cassada em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro de 2019, após o voto do relator do recurso interposto contra sua cassação, já determinada em abril do mesmo ano, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT).

Dos sete Ministros que participaram do julgamento, apenas Edson Fachin não seguiu o relator, Og Fernandes, e votou por manter a senadora no cargo, resultando num placar final de 6 x 1 contra Selma Arruda.

Selma foi condenada por gastos irregulares de R$ 1,2 milhão em sua campanha vitoriosa ao Senado em 2018. Os recursos não foram declarados e teriam sido utilizados em período proibido pela Justiça Eleitoral – o que configura a prática de “Caixa 2”, além de abuso de poder econômico. O órgão também já reprovou as contas da parlamentar.

Leia Também:  VÍDEO: Polícia intensifica busca por grupo violento que ataca pontos de venda de drogas em São Gonçalo

A senadora disputou pela primeira vez uma eleição em 2018 após se aposentar como juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em março de 2019. Ela obteve 678.542 votos.

Uma nova eleição para a escolha de um novo representante de Mato Grosso ao Senado ocorreu em novembro de 2020, e vencida por Carlos Fávaro (PSD-MT), que ficou em 3º lugar no pleito de 2018. Ele também é o autor da ação que resultou na cassação de Selma Arruda.

FONTE/ REPOST: DIEGO FREDERICI – FOLHA MAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  Sema-MT e Polícia Militar flagram transporte ilegal de 255 kg de pescado

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA