Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

No limite: Acaba todo o estoque de testes para COVID-19 em Cuiabá e Ministério da Saúde pede o uso racional

Publicados

MATO GROSSO

Na manhã desta quinta-feira (27) foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a distribuição de mais testes rápidos para o estado de Mato Grosso, além de orientação nesta nova fase de disseminação do vírus.

O plano traz orientações e estratégias para o fomento do diagnósco em indivíduos sintomácos e assintomácos, para monitorar a situação epidemiológica e direcionar as polícas públicas de vigilância e controle da infecção pelo vírus SARS CoV-2 no Brasil.

O estoque de 53 mil testes rápidos de Covid-19 da Vigilância Epidemiológica havia acabado na última quarta-feira (26) em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que nao havia mais estoque, apenas os kits de testagens que ainda têm nas unidades básicas.

De acordo com o município, a última entrega de kits para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ocorreu na terça-feira (25) e que insumos seriam utilizados até se esgotar.

Por este movo e devido ao atual cenário epidemiológico, o Ministério da Saúde recomenda o uso criterioso dos TR-Ag, principalmente nas unidades de saúde, independente do nível de atenção, priorizando os pacientes sintomácos e seus contatos, focando no diagnósco assistencial da covid-19, não sendo recomendado, nesse momento, a realização de triagem de assintomácos e busca ava de casos.

Leia Também:  Make B., do Boticário, aposta em comeback icônico e relança produto hit dos anos 90

Recomenda-se manter as medidas de prevenção, tais como a vacinação e o reforço das medidas não farmacológicas como a higiene constante de mãos, higiene e venlação de ambientes, distanciamento social e uso de máscaras.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Enteada de desembargador recebeu R$ 1,8 milhão de empresa de Zampieri

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA