Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

No limite: Acaba todo o estoque de testes para COVID-19 em Cuiabá e Ministério da Saúde pede o uso racional

Publicados

MATO GROSSO

Na manhã desta quinta-feira (27) foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, a distribuição de mais testes rápidos para o estado de Mato Grosso, além de orientação nesta nova fase de disseminação do vírus.

O plano traz orientações e estratégias para o fomento do diagnósco em indivíduos sintomácos e assintomácos, para monitorar a situação epidemiológica e direcionar as polícas públicas de vigilância e controle da infecção pelo vírus SARS CoV-2 no Brasil.

O estoque de 53 mil testes rápidos de Covid-19 da Vigilância Epidemiológica havia acabado na última quarta-feira (26) em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que nao havia mais estoque, apenas os kits de testagens que ainda têm nas unidades básicas.

De acordo com o município, a última entrega de kits para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ocorreu na terça-feira (25) e que insumos seriam utilizados até se esgotar.

Por este movo e devido ao atual cenário epidemiológico, o Ministério da Saúde recomenda o uso criterioso dos TR-Ag, principalmente nas unidades de saúde, independente do nível de atenção, priorizando os pacientes sintomácos e seus contatos, focando no diagnósco assistencial da covid-19, não sendo recomendado, nesse momento, a realização de triagem de assintomácos e busca ava de casos.

Leia Também:  Chico 2000 recebe comissão de permissionários de quiosques da Praça do Terra Nova

Recomenda-se manter as medidas de prevenção, tais como a vacinação e o reforço das medidas não farmacológicas como a higiene constante de mãos, higiene e venlação de ambientes, distanciamento social e uso de máscaras.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Prefeito de Peixoto deve decretar situação de emergência devido os estragos em pontes e estradas

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  PP terá ex-aliado de Emanuel no comando do Diretório em Cuiabá

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA