Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Simonetti participa de posse solene da nova diretoria da OAB-RR

Publicados

JURÍDICO


O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou nesta segunda-feira (7), em Boa Vista (RR), da cerimônia de posse solene da nova diretoria, conselho seccional e Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima para o triênio 2022-2024. O advogado Ednaldo Gomes Vidal, que venceu a disputa local, foi reeleito presidente da seccional da Ordem e cumprirá mais um mandato à frente da OAB-RR.

A nova diretoria da seccional conta ainda com a advogada Caroline Coelho Cattaneo na vice-presidência; Cláudio Belmino Rabelo Evangelista, secretário-geral; Andréia Freitas Vallandro, secretária-geral adjunta; Helaine Maise de Morais França, tesoureira; e John Pablo Souto Silva, tesoureiro adjunto.

A solenidade de posse ocorreu no auditória da OAB-RR, com a presença da advocacia e de autoridades convidadas para a cerimônia. Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal destacou aos colegas que militam em Roraima que a nova gestão da Ordem está comprometida com a defesa da advocacia e com a interiorização da OAB.

“Assumi a Presidência do Conselho Federal com o compromisso de estar aqui, na belíssima cidade de Boa Vista, nos arredores da histórica Praça Barreto Leite, e em todas as extensões desse Estado. Meu compromisso é conhecer o dia a dia da Advocacia roraimense. Aqui, na casa de vocês, firmo o pacto, como presidente da OAB Nacional, de estar presente em todos os cantos do País, porque precisamos interiorizar as atividades da Ordem”, destacou Simonetti.

O presidente nacional da Ordem afirmou ainda que objetivo da gestão é defender a advocacia, suas prerrogativas, o respeito aos honorários e garantir estrutura de trabalho para todos. “Interiorizar é tornar acessível serviços digitais aos nossos profissionais. É garantir o acesso gratuito e amplo à internet de qualidade. Precisamos tornar acessíveis aplicativos que garantam à mulher advogada vítima de assédio, por exemplo, o contato imediato com a Comissão das Prerrogativas, que vai defendê-la. Dar efetividade às ações da OAB é permitir que o Jovem Advogado possa iniciar sua carreira com estrutura física e virtual. A nossa meta é que a Ordem esteja acessível na palma da mão de cada advogada e de cada advogado de Roraima”, afirmou.

Leia Também:  Saiba quem é Rogério Varela, representante da advocacia no CNMP

Simonetti firmou compromisso também de lutar pela aplicação da Lei de Abuso de Autoridade. “O Conselho Federal é aqui. O Conselho Federal é Roraima. Estejam certos e certas disso. Uma de nossas grandes missões para os próximos anos é fortalecer a aplicação rigorosa da Lei de Abuso de Autoridade. Tenho a honra de ter lutado por esta conquista: a criminalização da violação das prerrogativas da advocacia. Não há civilidade sem o direito de defesa em sua plenitude. Não existe cidadania sem o respeito aos honorários advocatícios”, defendeu o presidente nacional da OAB.

O presidente reeleito da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, agradeceu a presença do presidente nacional da Ordem e ressaltou que o Conselho Federal sempre atuou em prol da advocacia roraimense. “Hoje, começamos uma nova gestão, com muita força e muito entusiasmo, com muita paixão e vontade de trabalhar. Temos que dividir e buscar soluções para atender a advocacia e muitas das vezes as soluções passam pelo Conselho Federal e pelo FIDA. Eles sabem que temos um trabalho de probidade e todas as vezes que buscamos, sempre nos atenderam”, afirmou.

Leia Também:  Sayuri Otoni participa de debate sobre Direito das Famílias e Sucessões no Enja

A seccional de Roraima ainda aprovou moções de aplausos ao presidente nacional, Beto Simonetti, e ao presidente do FIDA, Felipe Sarmento, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à advocacia ao longo das últimas gestões, ambos tendo papel fundamental nas obras de construção e reforma da sede da seccional, inaugurada no ano passado.

A solenidade contou com as ilustres presenças do governador de Roraima, Antonio Denarium; do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão Machado; do presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter; da deputada Lenir Rodrigues, representando o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio; do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa; do presidente da OAB-PI, Celso Barros; do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva; do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; do presidente do FIDA, Felipe Sarmento; e do conselheiro federal pelo Amazonas, Marco Aurélio de Lima Choy.

Posse Caixa de Assistência

A cerimônia marcou ainda a posse solene da nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAA-RR). A entidade terá como presidente neste triênio a advogada Natália Leitão Costa. A diretoria é formada também por Welington Sena de Oliveira, vice-presidente; Jorci Mendes de Almeida Junior, secretário-geral; Marlene Cantanhede de Oliveira, secretária-geral adjunta; e Anair Paes Paulino, tesoureira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  Confira o edital complementar do 36º Exame de Ordem Unificado

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA