MATO GROSSO
Morador é preso em flagrante por manter cães e gatos amarrados em cubículo; vídeo
MATO GROSSO
Após denúncia de voluntários da causa animal, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil por maus-tratos a três cachorros de sua propriedade, nesta sexta (18), em Sinop (a 500 km de Cuiabá).
De acordo com a Polícia Militar e a Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS), uma denúncia chegou aos voluntários de que moradores do bairro Alto da Glória mantinha cinco animais em local insalubre, sendo três cães e dois gatos.
Os membros da APAMS foram até a residência e encontrou três cachorros presos com cordas dentro de uma estrutura de madeira, que aparentemente é usada como local de despensa, conforme vídeos registrados por eles.
Eles chamaram a Polícia Militar e, com os policiais, recolheram os animais para cuidados da APAMS. Já os gatos conseguiram fugir da abordagem dos voluntários e não foram recolhidos.
De acordo com médicos veterinários da associação, os cachorros estavam com febre, tinham carrapatos e reagiam a aproximação devido a medo de desconhecidos.
O suspeito, que estava presente no momento da chegada da PM, negou que os animais vivam em condições de maus-tratos. Afirmou que eles são bem cuidados e que já teve várias despesas médicas com os pets. Em seguida, mostrou a carteira de vacinação contra raiva aos policiais.
O dono dos animais também disse que os cachorros estavam presos por que vizinhos teriam ameaçado de jogar veneno neles, já que os animais viviam soltos pela casa.
Foi lavrada uma notificação por maus-tratos e conduzido para a delegacia da Polícia Civil de Sinop, onde foi autuado e preso em flagrante. O delegado não concedeu fiança e o manteve preso. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem) e deverá passar por audiência de custódia.
A Polícia Civil continua a investigar o caso.
VÍDEO:
FONTE/REPOST: Allan Pereira e Jacques Gosch – RD NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.