CIDADES
Seminário Técnico aborda papel do município na conectividade das antenas de telefonia para Internet 5G
CIDADES
No dia 22 de março, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá mais uma edição dos Seminários Técnicos. Com o tema “As Instalações das Antenas de Telefonia e Internet – 5G: O Papel do Poder Público Municipal”, o evento tem por objetivo capacitar os gestores locais para atuarem no licenciamento para a instalação de antenas de telefonia e internet e infraestruturas de suporte em conformidade a Lei das Antenas – a Lei 13.116/2015 – e ao Decreto 10.480/2020
A participação é gratuita para os Municípios filiados à Confederação e as vagas são limitadas. O evento ocorre das 9h às 16h30, com intervalo para almoço. As inscrições podem ser realizadas aqui. A iniciativa lançada em 2021 retorna em formato totalmente virtual e com eventos de um dia inteiro de duração.
Benefícios para os Municípios
A Confederação tem orientado os Municípios sobre a necessidade de adequar suas legislações urbanas e atos de licenciamento para a instalação de antenas de telefonia e internet e infraestruturas de suporte em conformidade à Lei das Antenas – a Lei 13.116/2015 – e ao Decreto 10.480/2020.
Para a CNM, é um dos temas estratégicos na agenda das autoridades locais para 2022, para viabilizar a conectividade, em especial as áreas sem sinal ou com baixa qualidade. Isso porque cabe ao Município exclusivamente estabelecer as regras urbanísticas e revisar os procedimentos e atos para cadastramento e licenciamento das antenas, ao receber os pedidos das prestadoras. A instalação das infraestruturas de telecomunicações compreendidas como antenas e infraestruturas de suporte são ferramentas essenciais para melhorar a oferta e os serviços de telecomunicações, inclusão digital e implementação de soluções inovadoras.
Neste contexto, o Seminário trará orientações para os gestores municipais sobre as competências da União e Municipal no tema e contará com representantes do Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Regional, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e representantes de prefeituras.
Além disso, o evento deve auxiliar a gestão local na revisão das legislações, os gestores poderão esclarecer dúvidas sobre estabelecimento de parâmetros, competência para disciplinar preços públicos para cadastramento e licenciamento em matéria urbanística e incentivando legislações com ferramentas de incentivos para ampliar a conectividade nas áreas periféricas.
Acesse ao vídeo para conhecer um pouco mais do Seminário


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS3 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL6 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS3 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama