Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Reeducandos da Penitenciária de Sinop concluem capacitação de cultivo em hortaliças

Publicados

MATO GROSSO


Quinze reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (503 km ao norte de Cuiabá), concluíram nesta semana o curso de olericultura básica – hortaliças. Ao todo, foram 40 horas de aprendizado, com aulas práticas e teóricas que proporcionaram conhecimentos com os cultivos de hortaliças. 

O diretor da unidade, Adalberto Dias de Oliveira, destacou a importância de proporcionar qualificação aos reeducandos para que futuramente, ao deixar a unidade, eles possam ter condições de trabalhar e ter uma renda. 

“Por meio desses cursos, é possível proporcionar a reinsserção das pessoas que estão hoje em privação de liberdade no mercado de trabalho quando elas saíram daqui”, frisou Adalberto. 

A qualificação ocorreu dentro da unidade, e ao final, eles receberam certificado. A capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Sindicato Rural de Sinop, foi realizada entre segunda e sexta-feira (14 e 18.03). 

(Com supervisão de Julia Oviedo) 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MT Hemocentro realizará coletas de sangue em todos os sábados do mês de dezembro
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e secretária de Estado de Assistência Social visitam projetos sociais em Barra do Garças

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA