MATO GROSSO
Câmara define membros da CPI da Águas Cuiabá
MATO GROSSO
Os vereadores definiram na manhã desta segunda-feira (28) os membros que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas Cuiabá. A investigação será presidida pelo vereador Diego Guimarães, a relatoria será conduzida pelo vereador Marcrean Santos (Progressistas) e como membro o vereador Chico 2000 (PL).
“Já esperávamos que eles poderiam colocar dois vereadores da base, uma vez que eu como oposição estarei como presidente da CPI. Agora, independentemente da posição política, nossa condução enquanto presidente vai ser em prol de buscar o melhor resultado para Cuiabá, buscando a responsabilização da empresa por conta das obras malfeitas e também buscando a solução”, disse o presidente, vereador Diego Guimarães.
A comissão deve apurar a qualidade da exploração dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário em toda área territorial urbana do município de Cuiabá.
O vereador ressalta que o serviço de má qualidade vem sendo realizado de forma frequente em vários bairros da capital, e está em desacordo com a cláusula 25.2 do contrato de concessão que determina que a concessionária deverá se empenhar para evitar transtornos aos usuários e à população em geral.
A concessionária deve imediatamente após o término das obras ou serviços, criar condições para a pronta abertura total ou parcial do trânsito aos veículos e pedestres nas áreas atingidas, de forma que os locais abertos ao trânsito de veículos e pedestres estejam em perfeitas e adequadas condições de uso.
O vereador ainda ressalta que a investigação não tem como objetivo ser contra a implantação de saneamento básico da cidade. “Ninguém é contra saneamento básico nem é contra obras de esgotamento sanitário. Espero que passe a rede de esgoto em toda Cuiabá. O que nós não podemos admitir é que em troca disso a empresa forneça um péssimo serviço na parte de recomposição da malha asfáltica”.
A CPI terá a duração de 120 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo caso seja necessário. A primeira reunião para estabelecer o cronograma de trabalho irá acontecer ainda esta semana.
FONTE/ REPOST:VOZ MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.