TJ MT
Justiça Comunitária leva carreta oftalmológica para atendimentos em Guiratinga
TJ MT

Foram realizados mais de 150 exames oftalmológicos, além de consultas. Um alívio para a população local que carece desse tipo de serviço, como explicou o juiz Aroldo Burgarelli, coordenador local da Justiça Comunitária.
“Guiratinga é uma cidade na sua maioria de pessoas idosas e muitas não enxergam. Sabemos o quão a população é carente e o quanto é importante a presença dessa carreta aqui. Ficamos felizes pela Justiça Comunitária ter atendido nosso pedido.”

Quem aprovou a iniciativa foi dona Denise da Silva, que foi uma das pessoas que passou pela consulta na carreta oftalmológica. “Vocês vieram em boa hora. Eu estava esperando por uma consulta há mais de um ano e precisava muito disso, inclusive descobri um problema no olho esquerdo durante a consulta aqui e vou começar a tratar.”

O juiz coordenador da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça, José Antonio Bezerra Filho, mais conhecido como Dr Tony, esteve presente no Mutirão e ressaltou qual a missão do trabalho desempenhado pelo Judiciário.
“Estamos rompendo barreiras. A Justiça Comunitária tem percorrido diversas cidades do interior, está sendo vista pela população e mostrando um Poder Judiciário diferente, altivo e transformando vidas. O espírito da Justiça Comunitária é servir e temos trabalhado para propiciar esse elo com a população dos municípios do interior. E aqui em Guiratinga estamos com o juiz Aroldo Burgarelli servindo, com a carreta oftalmológica, proporcionando dignidade e qualidade de vida às pessoas que mais precisam.”

Serviços – Durante o Mutirão o juiz Aroldo Burgarelli colocou à disposição da população uma unidade do cartório eleitoral para regularizar a situação de vários moradores locais. “Só em Guiratinga são mais de 900 títulos de eleitor cancelados desde o período da revisão biométrica e 400 do município de Tesouro. Além disso, o Fórum, a Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil locais também participaram prestando informações jurídicas e outras demandas.”
Segundo o juiz, dessa parceria algumas questões foram sanadas durante o mutirão de forma extrajudicial. “As situações que demandavam ações foram um total de 10 pessoas atendidas que já saíram do mutirão com ação proposta no fórum”, completou o magistrado.
Também foram ofertados outros serviços por meio das Secretarias Municipais, como Saúde: ultrassom de mama, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, além de disponibilização de médicos endocrinologista, ginecologista, dermatologista, nutricionista, entre outros.
Serviços sociais: emissão de documentos e segunda via, certidões de nascimento, casamento, óbito, título de eleitor. Serviços de Cidadania: inscrição para Bolsa Família, assistência jurídica, parcelamento de IPTU, pensão alimentícia, conselho tutelar, cadastro único, INSS, inscrições para cursos, para casamento comunitário, atendimento das Redes, etc.
Trajeto – A carreta da Justiça Comunitária do TJ, em parceria com o Consórcio do Vale do Araguaia, está fazendo percurso para levar atendimentos oftalmológicos ao interior do Estado. Após Guiratinga as cidades de Campo Verde e São José do Povo serão as próximas a receberem a estrutura e os serviços.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: Foto1: Imagem horizontal que mostra várias pessoas sentadas em cadeiras de plástico amarelas durante solenidade de abertura do Mutirão da Cidadania, em Guiratinga.
Foto 2: Juiz Aroldo Burgarelli em foto posada, na horizontal. Ele aparece de corpo inteiro na imagem, em frente a carreta oftalmológica da Justiça Comunitária. O magistrado usa terno cinza, camisa branca e gravata cinza. A imagem da carreta ao fundo mostra a arte com uma mulher sorrindo, ao lado dela a imagem de uma mulher representando uma médica, com jaleco branco e estetoscópio em volta do pescoço. Ao seu lado a imagem de um senhor que usa chapéu e sobreposta a essa imagem, uma mãe segura um bebê de colo levantando a criança.
Foto 3: Dona Denise da Silva está com cabelo preso, usa máscara facial branca e usa uma blusa na cor bordô, com detalhes na gola com esferas cinzas. Ao fundo pode-se ver uma aprte da carreta oftalmológica, do lado direto e pessoas que participam do Mutirão em outro estande.Meu
Foto4: Imagem mostra a mesa do dispositivo de honra da solenidade. Atrás da mesa, em pé, está o juiz José Antonio Bezerra Filho, que veste camiseta preta com símbolo da Justiça Comunitária e calça jeans. Ele segura o microfone com a mão direita. A mão esquerda está no ombro da vice-prefeita de Guiratiga, Leonor Martins, que está sentada à esquerda do magistrado, com camiseta amarela. Do lado direito do Dr Tony está sentado o juiz Aroldo Burgarelli e em toda a extensão da mesa estão sentadas outras autoridades locais.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO4 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS4 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS2 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador