MATO GROSSO
Vendedor recebe PIX de R$ 275 mil por engano e devolve ao dono em MT
MATO GROSSO
O consultor de vendas Daniel Franco de Oliveira ficou surpreso na última sexta-feira (1º) ao receber em sua conta um PIX inesperado de R$ 275,3 mil. Por ter recebido no ‘dia da mentira’ o vendedor até pensou que era uma brincadeira, mas a bolada na conta era real.
Daniel trabalha em uma academia em Sinop, a 504 km de Cuiabá, e ganha R$ 1,5 mil de salário. Mas não pensou duas vezes, registrou boletim de ocorrências e buscou o dono para devolver os valores. “Eu recebi uma notificação do banco no dia 1° de abril de um PIX com o valor muito alto”, contou.
A primeira pessoa que ele comentou foi com a chefe. “Eu fiquei muito nervoso e chamei a minha chefe. Primeiro eu tentei me conter e pensei que talvez não possa ser de verdade, talvez possa ser do banco”, pensou.
Ao investigar de onde partiu o dinheiro, Daniel descobriu que o PIX partiu de uma corretora de grãos que errou ao fazer um pagamento. A empresa também é de Sinop.
O supervisor comercial da corretora de grãos, Igor Eduardo Marques, disse que houve um erro de digitação na hora de mandar o PIX. O erro foi identificado posteriormente. “Quando enviamos o comprovante para o fornecedor ele nos disse que estava errado o nome na transferência”, comentou.
O representante da empresa informou que tentou contato com o recebedor do PIX, mas não conseguiu. O especialista em segurança da informação, Hércules Brandão Dias, destacou que a pessoa precisa tomar cuidado com abreviações na hora de mandar o PIX. Segundo ele, homônimos e pessoas com nomes parecidos causam muita confusão.
Afirmou que ao identificar erros o primeiro passo é tentar localizar a pessoa. Caso a pessoa se negue, pode ser apropriação indébita, um crime tipificado no Código Penal.
O PIX foi lançado em outubro de 2020. É uma ferramenta que permite transferência de uma conta para outra a qualquer hora do dia em menos de 10 segundos. Para usar e transferir, basta adicionar a chave de destino.
No caso de Sinop, a honestidade falou mais alto. A devolução aconteceu nesta semana, gerando um alívio para o empresário e para o consultor Daniel.
A empresa recompensou Daniel pela atitude. “Não consigo imaginar usando um dinheiro que não é meu”, disse o consultor de vendas.
O representante da empresa destacou que recompensou o consultor de vendas pela boa fé em R$ 3 mil, o dobro do salário de Daniel. “Que seja exemplo para outras pessoas pra quando acontecer este erro”, disse o representante.
FONTE/REPOST: Gustavo Nolasco – FOLHAMAX


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
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