MATO GROSSO
Procon Estadual retoma atendimento presencial por ordem de chegada
MATO GROSSO
O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), informa à população que, a partir desta quinta-feira (12.05), será retomado o atendimento presencial por ordem de chegada na sede do órgão, sem necessidade de agendamento prévio. A medida vale tanto para o registro de reclamações como para os demais serviços prestados aos consumidores.
De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Edmundo Taques, para facilitar o acesso da população aos serviços do Procon-MT, o atendimento pela plataforma WhatsApp também será mantido.
“Os consumidores poderão optar pela forma de atendimento mais adequada às suas necessidades. Ou pelo atendimento presencial, por ordem de chegada na sede ou nos postos de Procon Estadual, localizados na Capital e em Várzea Grande. Ou pelo atendimento online, encaminhando mensagem pelo aplicativo WhatsApp”, explica o secretário adjunto.
A sede do Procon-MT está localizada na Rua Baltazar Navarros, n. 567 (antigo Sine), no Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. Para atendimento presencial, o consumidor deve comparecer no período das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, sendo necessário retirar a senha na entrada.
Atendimento por Whatsapp
Pelo WhatsApp, os consumidores poderão registrar e consultar reclamação online, encaminhar denúncias à Coordenação de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, e solicitar cálculo, entre outros serviços.
Já os advogados e representantes de fornecedores podem obter informações sobre defesas, suspensão de prazos, audiências, protocolos de processos e decisões de 2º grau das Câmaras Recursais do Procon-MT.
Para acessar o atendimento online, é preciso adicionar nos contatos telefônicos o número (65) 9228-3098 e enviar uma mensagem por WhatsApp. O serviço está disponível das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Ao mandar um “oi”, “olá”, “bom dia” ou “boa tarde”, automaticamente serão enviadas as opções de atendimento: 1) Para registrar uma reclamação online; 2) Para fazer uma denúncia/fiscalização; 3) Defesas, suspensão de prazos, audiências e protocolos (opção destinada a advogados e representantes); 4) Decisões de 2º grau das Câmaras Recursais do Procon-MT”; 5) Para consultar reclamação; e 6) Para solicitação de cálculo.
Outros postos de atendimento
Nos demais postos do Procon Estadual, o atendimento já está funcionando por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira. Veja abaixo os horários de funcionamento:
– Ganha Tempo da Praça Ipiranga: das 08h às 17h;
– Ganha Tempo do CPA: das 8h às 17h;
– Assembleia Legislativa: das 7h às 17h;
– Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping: das 10h às 18h.
Consumidor.gov.br
Os consumidores podem, ainda, registrar reclamações sem sair de casa, no site Consumidor.gov.br. Participam da plataforma de reclamação online algumas das empresas mais demandadas no Procon-MT, como a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, concessionária de água e esgoto de Cuiabá, operadoras de telefonia, bancos, grandes redes de varejo, entre outros.
A plataforma permite que o consumidor faça seu registro de casa, pela internet, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo nos finais de semana e feriados.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO17 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO19 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura