TJ MT
Comarcas mato-grossenses realizaram atividades em alusão ao mês da Adoção
TJ MT
As comarcas mato-grossenses também celebraram o mês da Adoção com a realização de diversas atividades. As equipes dos Fóruns vestiram camisas com as mensagens: “Adotar é legal” e “Adotar uma criança é um ato de amor”, realizaram atividades com os Grupos de Apoio a Adoção e promoveram até corrida. O objetivo principal foi chamar atenção para a temática. Na Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), os agentes da infância tiraram quase 200 fotos de pessoas que apoiam a adoção segurando uma placa com os dizeres “Eu apoio a adoção”. As fotos estão sendo divulgadas na televisão do Jus Indoor (sistema de tv com programação rotativa) e em um banner no hall de entrada do Fórum.
“Nosso intuito foi justamente chamar a atenção da população sobre adoção, nós ainda orientamos as pessoas que querem ser pretendentes a como realizar o cadastro on line na 1ª Vara Cívil. O que às vezes vemos são pessoas preocupadas com o financeiro na hora de adotar, mas o principal é o amor. E se você tem amor para dar, a adoção é para você”, disse a agente da Infância e Juventude de Cáceres, Liliam Sá. Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) o Grupo de Apoio à Adoção de Rondonópolis (Gaar) com suporte do Poder Judiciário promoveu a 1ª Corrida em Apoio à Adoção. A juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, Maria das Graças Gomes participou do evento.
“Se nós queremos mudar a sociedade futura do nosso país, nós precisamos trabalhar na criação das nossas crianças e adolescentes. E ela passa por uma postura de adoção. Adoção das nossas crianças, adoção do nosso vizinho, adoção do ser humano que todo mundo tem ainda criança dentro de si”, ressaltou a juíza.
O Poder judiciário também apoiou a realização do primeiro encontro do Grupo de Apoio a Adoção Entrelaçando Vidas (Gaaev) de Primavera do Leste (231 km ao sul), na sala de reuniões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O Gaaev e o Projeto Padrinhos também foram apresentados em reunião a entidades religiosas. A juíza da Primeira Vara da Comarca de Primavera do Leste, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, ainda realizou durante o mês de maio analise dos processos de destituição, adoção, habilitação para adoção e apadrinhamento para serem priorizados. No município de Tangará da Serra (239 km a médio norte) foi realizado o lançamento do Grupo de Apoio a Adoção de Tangará da Serra (Graatan), na Casa do Adolescente. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, como a juíza da Segunda Vara Cível de Tangará da Serra, Leilamar Aparecida Rodrigues, o prefeito, Vander Masson, autoridades e habilitados. Para marcar a data foram entregues aos participantes mudas de plantas.
Em Feliz Natal (536 km ao norte) o juiz da Vara Única, Rodrigo Alfonso Campestrini, que assumiu recentemente, realizou durante o mês de maio levantamento dos processos envolvendo adoção em tramitação para serem priorizados. A equipe da vara ainda realizou a entrega de panfletos incentivando a adoção e vestiu a camisa “Adotar é legal”. Já a Comarca de Marcelândia (710 km ao norte) e a da Vara da Infância e Juventude de Várzea Grande, do juiz, Carlos José Rondon Luz, vestiram as camisas que incentivam a adoção.
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Foto 1: colorida. Agentes da infância de Cáceres posam junto com o banner de fotos de pessoas que apoiam a adoção.
Foto 2: colorida. Juíza e participante da corrida sobem ao pódio e mostram troféu de participação, em Rondonópolis.
Foto 3: colorida. Servidoras da Comarca de Primavera do Leste usam a camisa “Adotar uma criança é um ato de amor” e apontam para panfletos de incentivo a adoção.
Foto 4: colorida: Participantes do lançamento do grupo de apoio à adoção de Tangará da Serra estão perfilados, abaixados e em pé.
Foto 5: Equipe da Comarca de Feliz Natal perfilados, em pé e abaixados. Todos utilizam a camisa com os dizeres “adotar é legal”. Foto 6: colorida: Equipe da Comarca de Marcelândia está em frente ao Fórum, perfilado em pé e utilizam a camisa com os dizeres “adotar é legal”.
Foto 7: colorida. A equipe da Vara da Infância e Juventude de Várzea Grande está em pé e perfilados. Todos utilizam a camisa “Adotar uma criança é um ato de amor”.
Larissa Klein
Assessoria de imprensa CGJ
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:
TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO3 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO3 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO22 horas atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO22 horas atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol