Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo assina contrato e dá ordem de início para Consórcio BRT Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O governo de Mato Grosso assinou, hoje, o contrato com o consórcio construtor, que será responsável pela implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, por R$ 468 milhões. O consórcio é formado por três empresas. Também foi assinada a ordem de serviço para que a empresa comece os trabalhos. Como o BRT foi licitado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada, o consórcio vencedor será responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras no lugar do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) iniciado no governo de Silval Barbosa, em 2014, e até hoje não concluído devido ao alto valor e entraves jurídicos.

Dentre as intervenções, estão as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Será construído ainda viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.

Leia Também:  Complexo Arena Pantanal recebe várias atividades esportivas e culturais neste fim de semana

A partir de agora, a empresa começa a detalhar os projetos básico e executivo da obra. Quando o projeto de determinado trecho for finalizado, ele será enviado para a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística e, após aprovação do projeto, as obras começarão efetivamente.

A empresa vencedora tem de seis a doze meses para elaborar os projetos, mas, nada impede que eles sejam apresentados e aprovados antes desse prazo. A licitação foi dia 17 de março. Após a fase de lances, a comissão permanente de licitação da secretaria estadual de Infraestrutura analisou toda a documentação apresentada pelo Consórcio, que cumpriu todas as exigências.

A licitação foi na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) e empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras.

A troca do VLT pelo BRT foi anunciada pelo governo Mauro Mendes, em dezembro de 2020, após estudos técnicos. Na época, o contrato já estava rescindido por meio de uma decisão judicial, de 2017, pois o consórcio era suspeito de corrupção e pagamento de propina para agentes públicos, conforme consta em delação premiada. Como o contrato foi rescindido, ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça, em 2019, o Governo acionou o Consórcio VLT na Justiça, pedindo ressarcimento e indenização aos cofres públicos pela não finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos prevista para 2014. A ação foi impetrada pela Procuradoria Geral do Estado, que também requereu que o consórcio faça a venda dos vagões do VLT, adquiridos erroneamente.

Leia Também:  Governo consegue na Justiça direito de pagar empresas; mercados precisam se credenciar

Foi realizada audiência pública para apresentar o estudo que embasou a mudança do VLT para o BRT, e outras duas audiências foram realizadas, uma em Cuiabá e outra em Várzea Grande para apresentar o anteprojeto do Ônibus de Trânsito Rápido. Uma consulta pública foi aberta e os cidadãos tiveram oportunidade de enviar críticas e sugestões para o projeto.

O plano de integração do transporte coletivo foi apresentado às prefeituras das duas cidades que receberão o modal e a mudança foi aprovada pelo Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Café de Negócios realiza 3ª edição com palestra sobre gestão financeira para mulheres empreendedoras

Publicados

em

A 3ª edição do Café de Negócios já tem data marcada: será no dia 09 de agosto, no Centro Empresarial Casa Self, em Cuiabá. Com o tema “Conecte, Aprenda e Lucre”, o encontro traz uma palestra focada em técnicas de gestão financeira voltada para mulheres que desejam empreender ou que já atuam no mercado.

O evento é uma iniciativa em parceria com o Instituto das Mulheres Empreendedoras do Estado de Mato Grosso (IMEE-MT), e a mentoria será conduzida por Ildisneya Velasco, diretora financeira do Instituto e especialista em estratégias para o fortalecimento de negócios liderados por mulheres.

Além da palestra, a programação segue das 8h às 12h, e conta com café da manhã, exposição de produtos e serviços, sorteio de brindes e muito networking. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 07 de agosto, pelo valor de R$ 80.

A proposta do Café de Negócios é criar um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento do empreendedorismo feminino local.

“Nosso objetivo com esse projeto é criar um ambiente acolhedor, onde mulheres possam se conectar, aprender e crescer juntas. A cada encontro, percebemos o quanto esses momentos fazem diferença na jornada empreendedora de tantas participantes”, ressaltou Elexandra Freitas, diretora da Casa Self.

Leia Também:  Deputado Toninho de Souza protesta contra condições precárias da BR-163 e alto número de acidentes

A inteligência emocional e financeira é fundamental para quem empreende, conforme destaca Cirene Policeno, diretora-executiva do IMEE-MT.

“Quando falamos em gestão de negócios, é essencial saber administrar as finanças com assertividade, identificando e evitando falhas que podem comprometer o crescimento da empresa”, disse.

Sobre a Casa Self
Inaugurada este ano, a Casa Self é um espaço voltado para eventos, parcerias de serviços e atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia e terapias integrativas. Localizada na Rua Pedro Dorileo, 42 – Dom Aquino, Cuiabá, a casa tem se tornado referência como ambiente de conexão e desenvolvimento pessoal e profissional.

Inscrições
(65) 99622-7552 – Elexandra
(65) 99318-9816 – Rosângela

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA