BRASIL
EBC lança novo site de Rádios
BRASIL
No mês em que o rádio celebra 100 anos no Brasil e no Dia Nacional do Rádio, comemorado neste domingo (25), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lança a nova versão do site EBC Rádios . Disponível no endereço radios.ebc.com.br , a plataforma digital traz uma experiência diferenciada de consumo de áudio na internet.

Com visual mais leve, navegação intuitiva e novas funcionalidades, a página site destaca os conteúdos de áudio das Rádios MEC e Nacional como protagonistas da página. O objetivo é oferecer um site mais moderno, onde o público pode escutar os conteúdos on demand , na hora e no local que quiser.
O presidente da EBC, Glen Valente, conta que a novidade está alinhada à estratégia de intensificar a atuação digital das rádios. “Agora, os usuários podem acessar os conteúdos em áudio produzidos pelas Rádio Nacional e MEC em um só lugar. A ideia é melhorar cada vez mais a experiência do nosso público e fortalecer as nossas emissoras.”
Ao navegar na plataforma, os internautas conseguem acompanhar a programação das emissoras ao vivo, ouvir a íntegra ou trechos dos programas favoritos gravados, ou mesmo acessar playlists e podcasts.
Entre as principais mudanças do EBC Rádios está a disposição mais clara das informações. Outras inovações são a navegação pelo conteúdo oferecido através de categorias específicas, como ‘música’, ‘cultura’, ‘educação’, entre outras. O novo site também oferece uma seção de conteúdos mais acessados e playlists temáticas disponíveis para compartilhamento.
Para resgatar os conteúdos da antiga página, basta acessar o endereço memoria.ebc.com.br . Lá o público pode localizar as informações desejadas através da ferramenta de busca. .
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro : FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
WhatsApp:
– Rádio Nacional FM: [ callto:(61)%2099989-1201 | (61) 99989-1201 ]
– Rádio Nacional AM: [ callto:(61)%2099674-1536 | (61) 99674-1536 ]
– Rádio Nacional da Amazônia: [ callto:(61)%2099674-1568 | (61) 99674-1568 ]
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro : FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Fonte: EBC Geral
BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.