MATO GROSSO
Alunas do Mais MT Muxirum compartilham a felicidade da alfabetização aos 50 anos
MATO GROSSO
A alfabetização se constitui uma poderosa ferramenta para a realização de qualquer pessoa, seja ela jovem ou idosa. Não foi diferente com dona Josefina Machado, de 66 anos, moradora do Bairro Santa Izabel, em Cuiabá. Em 2022 ela conheceu o Programa Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e descobriu que a retomada dos estudos oportunizaria a realização do seu sonho: aprender a ler e a escrever.
A responsável por abraçar a comunidade e ministrar as aulas para um grupo de quatro mulheres foi a jovem professora de 28 anos, Laise Cristiane. Apresentada ao Programa Mais MT Muxirum por uma amiga, Laise acabou se apaixonando pela ideia de ensinar turmas formadas por estudantes com diversas idades.
“É muito importante dar mais atenção, tratar bem os estudantes com mais idade e despertar o interesse deles pelo aprendizado. A Seduc-MT possibilitou que essas pessoas tivessem acesso à aprendizagem e, cada vez mais, outras pessoas vão se juntando às minhas turmas”, afirmou a professora.
Dona Josefina faz parte do grupo de pessoas que não foram alfabetizadas na idade certa e que a Seduc-MT incluiu entre os que resgataram a sua cidadania com o ensino, tendo agora a oportunidade de aumentar a sua base de conhecimento.
Outra personagem dessa história é dona Luzia Pedrosa, que retomou os estudos aos 50 anos. Para ela, foi a oportunidade para relembrar da época em que estudava, mas que precisou interromper os estudos. “Está sendo muito divertido aprender novamente. A professora é muito atenciosa e paciente’’, enfatizou. Segundo a estudante, “o mais importante nesse momento é continuar estudando, mesmo após o final do ano letivo”.
A realização pessoal com os resultados do Mais MT Muxirum pode ser definida com expressões que indicam satisfação: “Fantástico, maravilhoso, deslumbrante”. Esses foram os adjetivos usados pela professora e coordenadora do Mais MT Muxirum, Mariza Leal, ao descrever o programa responsável por transformar vidas e construir sonhos. Para ela, a cada história que ouve se emociona, principalmente por também ser uma educadora e acompanhar de perto o empenho dos estudantes.
“Esse programa foi criado para proporcionar às pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar a conquista da alfabetização com as primeiras letras em suas vidas. De início, elas buscam escrever o próprio nome, leem coisas do cotidiano. Muitos querem aprender para ler a Bíblia ou saber pegar um ônibus. Por meio do Muxirum, estão tendo essa oportunidade’’, pontuou Mariza.
Em outubro, o programa encerra o ano letivo com um certificado para os estudantes que desenvolveram as atividades, e deve retornar em 2023 com novas turmas, por meio da busca ativa a partir de março do próximo ano. O início do ano letivo está previsto para o mês de abril.
Desde 2021, o Mais MT Muxirum foi responsável por atender mais de 30 mil pessoas com idade acima de 15 anos em 95 municípios. Em 2023, a meta é atender cerca de 23 mil pessoas nos 141 municípios. Já o compromisso até 2025 é ter alfabetizado 97 mil pessoas, erradicando o analfabetismo em Mato Grosso.
“Tenho a certeza de que aprender a ler e a escrever é certamente a maior conquista de uma pessoa, seja ela criança, jovem ou adulta. Fazer parte desse progresso pessoal e da história pessoal de muitas delas, como dona Josefina e dona Luzia, é também para mim uma grande conquista pessoal”, concluiu Mariza.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.
A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.
“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.
Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.
Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.
Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.
A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.
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