Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

RJ já aplica a quinta dose da vacina da Covid; veja condições

Publicados

MATO GROSSO

Municípios fluminenses já estão aplicando a quinta dose da vacina da Covid. O número de casos voltou a subir, e secretarias de Saúde alertaram que a subvariante BQ1 já está circulando.

Apesar do Plano Nacional de Imunização não contemplar ainda a quinta dose da vacina para a população no geral, apenas para imunossuprimdos, as prefeituras têm autonomia para administrar a vacinação com as doses recebidas.

Veja o calendário e as condições.

Rio de Janeiro (capital)

Idosos e pessoas com comorbidades poderão se vacinar com a quinta dose quando completarem 10 meses da aplicação da quarta.

O município começou a aplicar a quarta dose em março de 2022 — portanto, há oito meses.

Niterói

Pessoas imunossuprimidas que tenham completado os 10 meses de aplicação da quarta dose já podem ir aos postos.

E a quinta dose será oferecida a qualquer adulto (maior de 18 anos) com esse intervalo.

Niterói começou a vacinação em pessoas com alto grau de imunossupressão em janeiro. O restante precisa aguardar chegar aos 10 meses.

Leia Também:  Pesquisa apoiada pela Fapemat estuda uso de óleo de pequi e baru na nutrição de frangos

Magé

Desde segunda-feira, a quinta dose está sendo aplicada para toda a população a partir de 18 anos. A rodada já estava no planejamento e não tem relação direta com a chegada da subvariante.

Casos saltam

 

A Cidade do Rio registrou 2.404 casos de Covid na última semana. O número é quatro vezes maior do que o registrado há 15 dias, quando 510 pessoas testaram positivo para a doença.

Faculdades fluminenses voltaram a recomendar o uso de máscaras devido ao aumento de casos de Covid no estado.

Vacinômetro no Rio

  • População maior de 3 anos com primeira dose ou dose única: 98,2%
  • População maior de 3 anos com segunda dose ou dose única: 93,2%
  • População a partir de 18 anos com dose de reforço: 75,3%
  • População a partir de 18 anos com segunda dose de reforço: 34,8%

 

Vacinômetro no estado

  • População acima de 3 anos com segunda dose ou dose única: 80%
  • População acima de 12 anos com segunda dose ou dose única: 91%
  • População acima de 12 anos com primeira dose de reforço: 53%
  • População acima de 18 anos com quarta dose: 18%
Leia Também:  Governo de MT entrega primeiro ponto de Wi-Fi livre e assina ordem de serviço para obra da Feira do Produtor em Chapada

FONTE/ REPOST: G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Jovem é sequestrada por 3 homens e estuprada por um deles em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA