Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Presidente nacional da OAB recebe maior honraria da Assembleia Legislativa do RJ

Publicados

JURÍDICO

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, foi homenageado com a Medalha Tiradentes. A distinção é a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), e foi concedida durante sessão solene, na manhã desta quinta-feira (17/11).

“É uma alegria e uma honra poder dividir esta honrosa homenagem com quase 1,3 milhão de advogados brasileiros. Uma conquista e um reconhecimento que são feitos a mim, pela amizade e generosidade desta Casa, mas muito mais do que isso, um reconhecimento à aguerrida profissão da advocacia. Portanto, recebe minha gratidão”, destacou Simonetti.

Ele ainda lembrou da importância da Alerj, que integra diretamente a história da OAB: “O estado do Rio de Janeiro está no centro da nossa memória institucional. Foi aqui, há 92 anos, que Levi Carneiro realizou a sessão solene de instalação do Conselho Federal da Ordem”.

Ao justificar a entrega da Medalha, o presidente da Alerj, André Ceciliano, exaltou a atuação da OAB e sua participação na “luta democrática no Brasil”, evocando diversos períodos históricos, iniciando na atuação da entidade durante o Estado Novo. Ele estendeu a distinção a todos os que atuam para o fortalecimento da Ordem.

Leia Também:  OAB Nacional e Fazenda constroem acordo que resguarda contribuintes em julgamentos no Carf

“Homenagear a Ordem dos Advogados passa pelo reconhecimento daqueles que se dedicam à sua organização, coordenação e representação. Nesse sentido, me sinto orgulhoso de entregar ao doutor Beto Simonetti a maior honraria do Estado, a Medalha Tiradentes. Renomado e combativo criminalista, tem nome na advocacia e história junto à OAB”, disse Ceciliano.

Presente na sessão solene, o membro honorário vitalício da OAB Nacional Felipe Santa Cruz destacou a atuação de Simonetti e da Ordem durante o processo eleitoral deste ano.

“A OAB tem o momento do enfrentamento, o momento de serenar os ônibus. A OAB não é um partido político, não é um sindicato. A OAB é mais do que isso na alma e no espírito do povo brasileiro, que, nesse momento, exigiam da Ordem que ela fosse fiadora e fiscal do processo eleitoral e das urnas eletrônicas e esse foi o papel do doutor Beto Simonetti”, disse Santa Cruz. 

Na cerimônia, o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira Arantes, recebeu o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O corregedor-geral da OAB-RJ, Paulo Victor Lima, foi agraciado com a Medalha Tiradentes.

Leia Também:  Diretoria nacional da OAB dá posse a conselheiros suplentes

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  CNMP arquiva reclamação de prefeito afastado contra procurador

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA