JURÍDICO
OAB Nacional realiza congresso sobre direito marítimo e portuário
JURÍDICO
O 1º Congresso de Direito Marítimo e Portuário foi realizado nesta sexta-feira (18/11), em Brasília, promovido pela Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário da OAB Nacional. O evento contou com a participação de representantes do setor público e privado. A programação priorizou discussões sobre questões legais estabelecidas e a necessidade de avanços em pontos de interesse do setor. O encontro pode ser conferido na íntegra pelo canal da OAB Nacional no Youtube.
“Debatemos chamando os atores responsáveis pela resolução dos problemas. Tivemos aqui Antaq, Ministério do Trabalho, auditores, entidades, possibilitando uma discussão de alto nível que de fato traga decisões pragmáticas e seguras para o nosso mercado”, disse a presidente da Comissão, Ingrid Zanella Andrade Campos.
Cerca de 150 pessoas se inscreveram para o evento presencial, realizado na OAB Nacional, enquanto dois mil participantes acompanharam os painéis de forma remota.
Para o vice-presidente da Comissão, James Winter, o destaque do evento foi a reunião de pessoas que atuam para o crescimento do setor. “Este evento focado no trabalho portuário e marítimo demonstra o interesse da OAB e o cumprimento da sua obrigação e da sua função de fazer o papel interveniente com a sociedade e entidades”.
Integrante da Comissão, Lucas Rênio afirmou que o avanço da área passa pela atualização da legislação atual. “Um setor tão importante, com insegurança jurídica e travas regulatórias, atrapalha todo mundo. Estamos discutindo um tema que é precioso não só para o capital e o trabalho, mas para a sociedade como um todo para o progresso social e econômico.”
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, fez um breve resumo das ações realizadas pela autarquia, elogiando a promoção do debate para o fortalecimento e integração do setor. “A OAB vem exercendo papel fundamental de trazer questões sensíveis, importantes e também todo o conhecimento, arcabouço jurídico que acaba fazendo com que o setor evolua”, afirmou.
A mesa de abertura do Congresso ainda contou com o secretário de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Mauro Rodrigues de Souza; o auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Mauro Cavalcante; o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria de Portos, Otto Burlier; o presidente executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec), Sérgio Salomão; e o presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores De Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib), Mário Teixeira.
Painéis
Três painéis devem ser realizados ao longo do dia. Durante a manhã, o primeiro tratou sobre o “Trabalho Marítimo”, conduzido pela presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário da OAB Nacional, Ingrid Zanella Andrade Campos. Fizeram exposições a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (CONATPA), Flávia Bauler; o advogado especializado em Direito Marítimo Pedro Calmon Neto; o assessor internacional do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Mário Bastos Ferraz de Mendonça; o diretor do Departamento de Navegação e HIdrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Dino Antunes Dias Batista; e a auditora-fiscal da chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério do Trabalho e Previdência, Lidiane Pires Antoneli.
O segundo painel vai abordar o tema “Trabalho Portuário na Espanha e em Portugal”, será conduzido pela advogada Erika Chaves e terá a participação do secretário-geral da Associação Nacional das Empresas Estivadoras da Espanha (Anesco), Jose Luis Romero; do diretor do Porto de Sines, de Portugal, Duarte Lynce de Faria; e do diretor regional de assuntos corporativos e relações industriais da Yilport Iberia, Diogo Vaz Marecos.
O terceiro painel, “Trabalho Portuário no Brasil”, terá a condução do vice-presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário da OAB Nacional, James Winter. Os palestrantes são os integrantes da Comissão Lucas Rênio; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Peduzzi, Alexandre Ramos e Douglas Alencar; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), Celso Peel; a diretora-executiva do OGMO Paranaguá, Shana Bertol; a desembargadora corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), Ana Paula Lockmann; e o advogado de Sindicatos Laborais Portuários Cleiton Leal Dias Júnior.
O Congresso será encerrado com a palestra do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, ao lado da presidente da Comissão, Ingrid Zanella Andrade Campos, e do integrante Lucas Rênio.
Fonte: OAB Nacional


JURÍDICO
CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri
A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.
O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.
Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.
As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.
Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO6 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO5 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS7 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
AGRONEGÓCIO20 horas atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível