MATO GROSSO
Presidente da AMM: “Nunca as prefeituras receberam tantos recursos quanto na gestão Mauro Mendes”
MATO GROSSO
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, afirmou que a atual gestão do Estado, liderada pelo governador Mauro Mendes, foi a que mais repassou recursos aos municípios.
Durante o Encontro Municipalista Mato-grossense 2022, realizado nesta quarta e quinta-feira (30.11 e 01.12), Fraga ressaltou que além de o Estado pagar em dia os repasses obrigatórios, também faz centenas de parcerias com os prefeitos.
“Nunca houve tanto recurso financeiro transferido pelo Governo do Estado para as prefeituras quanto nos últimos anos. E desejo que nesses próximos quatro anos o senhor continue fazendo essa gestão com responsabilidade, com equilíbrio fiscal e financeiro, estabelecendo mais parcerias com os prefeitos e prefeitas”, disse ele, que também é ex-prefeito de Nortelândia.
Nessa gestão, somente na área de Infraestrutura, o Governo do Estado firmou convênios com os municípios que superam a casa de R$ 1 bilhão, de forma a tocar obras de asfalto urbano, recuperação asfáltica, construção de praças e outras obras urbanas.
Além disso, outras centenas de obras em todas as áreas são tocadas diretamente pelo Estado e beneficiam a população dos 141 municípios.
“Se não fosse a gestão tão eficiente e tão segura que o senhor vem fazendo no Estado de Mato Grosso, muitos gestores poderiam estar renunciando pelas dificuldades que teriam. Os prefeitos têm a garantia de dinheiro na conta para esses convênios realizados. Me sinto tranquilo em declarar o quanto o senhor tem sido parceiro dos nossos prefeitos”, completou.
O deputado federal reeleito Juarez Costa também citou o volume de investimentos feito pelo Estado, que tem aplicado mais de 15% de tudo o que arrecada (Receita Corrente Líquida) em investimentos em prol dos mato-grossenses.
“A ponte de Cocalinho, a MT-140, a MT-010, a MT-235, a MT-208, a MT-274 que já está com ordem de serviço… Todas essas obras são fruto do trabalho do governador Mauro Mendes e de sua equipe”, mencionou.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes adiantou que essa postura municipalista será mantida nos próximos quatro anos e que o Estado irá atuar junto aos municípios para que todas essas obras sejam concluídas.
“Posso garantir que vamos fazer muito parecido com o que fizemos no primeiro mandato. Fortalecer as parcerias e cobrar para executar todas essas obras. Vamos ter diretrizes importantes dentro do Governo, e uma delas é praticar o princípio constitucional da eficiência. A eficiência do gasto, da qualidade no gasto, da arrecadação e das entregas. Esse espírito de colaboração vai sempre existir do nosso lado”, concluiu.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.