Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Último dia do 19º Enja apresenta painel sobre direito e inovação

Publicados

JURÍDICO

No mundo atual, onde as inovações tecnológicas provocam mudanças em diversos setores da sociedade, o mercado jurídico se renova e se adapta a cada dia. Para debater sobre os impactos dessas atualizações na prática da advocacia, o 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), evento que ocorre em Salvador, promoveu na manhã desta sexta-feira (2/11) o painel “Direito e Inovação – Legal design, gestão jurídica e novas competências”. O coordenador nacional da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Eduardo Uchôa Athayde, participou do evento.

O momento foi marcado pela troca de vivências entre os jovens advogados e os profissionais que já atuam há décadas no mercado. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Mauricio Leahy, presidiu a mesa, e relatou as mudanças que observou ao longo dos anos na forma de se fazer o marketing jurídico, antes realizado unicamente fora das redes sociais. 

A conselheira do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia e Secretária Geral da Comissão Especial de Marketing Jurídico da OAB, Lorena Caldas, ressaltou a importância dos advogados e advogadas se inserirem no mundo online, sendo ativos na produção de conteúdo digital. A advogada afirmou que essa competência, antes vista como algo facultativo, agora é imprescindível para todo profissional que busca construir uma marca forte online, ampliar a rede de contatos e prospectar mais clientes.

Leia Também:  Simonetti destaca interiorização em Colégio de Presidentes de subseções da OAB-PA

Durante a sua participação no evento, o coordenador da Concad, Eduardo Uchôa Athayde, falou para os novos profissionais sobre a importância de construir uma reputação forte na vida real e também no ambiente online. Uchôa também destacou a importância de nutrir uma atitude empreendedora e se adaptar ao cenário atual. “A velocidade e as transformações digitais estão ocorrendo também no mercado jurídico e quem não estiver de acordo com isso, quem não lutar com relação a isso vai estar fora do mercado”, afirmou.

A advogada e estrategista digital Thaís Beldel incentivou os jovens advogados a buscarem se acompanhar as tendências do marketing jurídico e estarem abertos ao novo. Beldel também recomendou que os profissionais desenvolvam a habilidade comercial na advocacia, visto que essa é uma competência essencial para alcançar bons resultados no mercado. 

A vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa, citou as sete competências essenciais para o sucesso na advocacia, que seriam a postura inovadora e criativa, a inteligência emocional, a atitude profissional positiva e empreendedora, o conhecimento de gestão e negócios, a capacidade de relacionamento interpessoal e em equipe, a persuasão e a boa comunicação.

Leia Também:  OAB Nacional realiza congresso sobre direito marítimo e portuário

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  Juristas que marcaram a história do país: Tobias Barreto

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA