MATO GROSSO
Cridac entrega mais de 600 brinquedos a pacientes da unidade
MATO GROSSO
O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, nesta quarta-feira (07.12), sua tradicional festa de Natal. Foram entregues mais de 600 brinquedos às crianças pacientes da instituição.
Durante a festa, que contou com a presença do Papai Noel e de personagens infantis, também foram distribuídos lanches, algodão doce, pipoca, suco e refrigerantes. A diversão das crianças foi embalada por músicas natalinas e regionais, entoadas pela banda da Polícia Militar de Mato Grosso.
A ação contou com a parceria do Comando Geral da PM, das clínicas Florescer Autismo e Singulus, NK Representações, Vendramini, Vitória Licitação, A & R Comercial, Inverter e Agro Amazonas.
Para a secretária executiva da SES, Deisi Bocalon, a iniciativa é importante para promover diversão e integração entre as crianças. “O serviço do Cridac é de acompanhamento de pessoas em reabilitação e essas crianças vão permanecer aqui por muito tempo. Por isso, é bom elas estarem juntas, celebrando e divertindo como se fossem uma grande família, ao lado dos servidores do local. Isso fortalece os vínculos e melhora a qualidade do serviço ofertado”, diz a gestora.
O diretor do Cridac, Luiz Antônio Ferreira, conta que as crianças esperam pelo evento o ano todo. “O Cridac não é só reabilitação, é também humanização, acolhimento e solidariedade. Muitas vezes, este é o único presente ou a única festa de Natal que elas terão. Para nós, é muito gratificante promover essa alegria, porque paciente feliz resulta em melhor atendimento e melhor resultado”, pontua Luiz.
Contente com a atividade, Margarida Martina, mãe do paciente Álvaro Henrique, de 5 anos, acredita que o gesto é para além da entrega de um bem material. Para ela, o evento ajuda na evolução do filho. “Ele se trata aqui desde o primeiro ano de vida. Quando chegou, era bem debilitado e hoje está cada vez melhor. Estamos felizes com a oportunidade de celebrar todos juntos”, pontua. Álvaro é acompanhado no Cridac por fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Pai do paciente Heitor Aparecido, de 4 anos, Hedilson Aparecido, acredita que a celebração é necessária para as crianças interagirem umas com as outras. A mãe de Heitor, Leidiane Agrepina, concorda com o marido e acrescenta que a festa contribui também para o desenvolvimento do filho. “É muito legal estar aqui. Heitor já integra a família Cridac e conta com apoio de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo. Ele faz ainda terapia ocupacional e arteterapia”, finaliza Leidiane.
Além das ações assistenciais, entre janeiro e novembro de 2022, o Cridac entregou 1.325 cadeiras de rodas comum e motorizadas, 905 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
Serviço
O Cridac é uma unidade da rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, localizado na Rua G, s/n Bloco A, Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entrar em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO4 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO18 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica