Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Emanuel busca apoio da bancada federal para compensação a municípios por redução do ICMS

Publicados

MATO GROSSO

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) aproveitou sua viagem a Brasília (DF) para se reunir com deputados federais e senadores e cobrar uma compensação aos municípios impactados pela queda na receita, devido ao corte do ICMS aprovado pelo Congresso este ano. De acordo com o gestor, no comparativo com o período de julho a dezembro do ano passado, o município deixou de arrecadar R$ 63 milhões (R$ 53 milhões segundo dados da Associação Mato-grossense dos Municípios).

“Cuiabá está sempre contribuindo com Mato Grosso e o Brasil. Agora, da forma que foi feita, de uma hora para outra e de forma unilateral, sem pensar nas consequências danosas para estados e principalmente municípios, está difícil. É preciso pensar até numa compensação para os municípios, pois está sendo muito difícil equilibrar as contas, com uma queda como essa”, afirmou, nesta quarta-feira (14), durante solenidade de posse do ministro Bruno Dantas como presidente do Tribunal de Contas da União.

“Estou aqui em Brasília, estive com o deputado Emanuelzinho e os senadores. Vou procurar os demais deputados, como os demais prefeitos e AMM está fazendo. Buscar uma alterativa que dê um horizonte a curto prazo, pois o prejuízo está muito grande”, completou.

Leia Também:  Conselho de Segurança Alimentar de MT é reativado para debater e auxiliar ações contra vulnerabilidade alimentar

De acordo com prefeito, o impacto nas contas e o temor de faltar dinheiro em caixa obrigaram o Executivo a reduzir gastos e suspender investimentos.“Principalmente na área de investimentos com receita própria. Tive que segurar obras que poderia entregar ou acelerar, reduzi custos, suspendi algumas ações, priorizando aquelas que estavam em fase final. Tive que priorizar e se demorar muito a compensação para o município, a situação vai piorar ainda mais. Uma obra suspensa é uma obra mais cara”.

Além do apoio da bancada, Emanuel demonstrou confiança de que o Supremo Tribunal Federal (STF) irá tomar uma decisão que garanta o equilíbrio financeiro de estados e municípios.

A queda na arrecadação é resultado da aprovação de projeto endossado pelo Governo Bolsonaro para reduzir o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O objetivo era baixar os preços, sobretudo da gasolina, às vésperas das eleições.

Os estados tentam finalizar um acordo com a União para compensar as perdas. Como o ICMS é estadual, os governadores alegaram inconstitucionalidade da lei e recorreram ao STF, que criou uma comissão de reconciliação.

Leia Também:  Mais de 145 mil motoristas podem obter até 40% de desconto em multas com Sistema de Notificação Eletrônica

A equipe do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu para o Supremo adiar as discussões.

OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Forças de segurança iniciam Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA