Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Indea apontou armazenamento irregular de agrotóxico um mês antes de empresa do agro pegar fogo

Publicados

MATO GROSSO

Relatório do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) apontou que a empresa Luft Transportes foi notificada por armazenar agrotóxicos acima da capacidade e em locais inadequados um mês antes do incêndio na empresa. O caso aconteceu no dia 8 de outubro, em Sorriso (420 km de Cuiabá), e terminou com 24 pessoas afetadas por terem inalado a fumaça. Para o procurador do trabalho, Bruno Choairy Cunha de Lima, as irregularidades podem ter sido causadoras do incêndio ou terem agravado a situação. 

O relatório foi apresentado durante audiência pública, promovida pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no dia 2 de dezembro, na sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso. Na ocasião, o procurador Bruno de Lima, afirmou que as irregularidades encontradas na empresa podem ter agravado o incêndio. 

“No mínimo, essas irregularidades agravaram o incidente, porque você queimou substâncias que não deveriam ser queimadas. E com isso, repercutiu na saúde de muitas pessoas”, comentou o procurador. 

O relatório mostra com imagens que um mês antes do incêndio a empresa já armazenava um volume de agrotóxico maior que sua capacidade, fazendo com que parte do material ficasse no pátio da empresa, fora do armazém fechado, como determina a regulamentação. Alguns dos produtos apresentavam ainda poeira, demonstrando que estavam armazenados de forma incorreta há um longo período de tempo. 

Leia Também:  PM prende suspeitos e impede lançamento de drogas e celulares em presídios

Registros dos agrotóxcos armazenados em local irregular. | Foto: Indea

“Destacamos que no mês anterior ao sinistro a empresa LUFT foi fiscalizada em duas oportunidades, sendo constatado o armazenamento irregular de agrotóxicos nas duas fiscalizações e emitidos dois autos de infração em desfavor da empresa, uma pelo armazenamento irregular de agrotóxicos e outra pelo descumprimento da notificação para adequar o armazenamento”, afirmou o Indea no relatório. 

Após o incêndio, técnicos do Instituto visitaram a sede da empresa e registraram o cenário após o incidente. No relatório foi notificado que as chamas chegaram a atingir parciamente uma tenda que continha alguns dos agrotóxicos armazenados pela empresa. 

Na foto do lado direito, é possível ver os recipientes parciamente atingidos pelas chamas. | Foto: Indea
OLHAR DIRETO
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  PM prende suspeitos e impede lançamento de drogas e celulares em presídios

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Primeira etapa do programa estadual mostra bom desempenho de produtores de Colíder

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA