MATO GROSSO
Sinop: aprovado financiamento de R$ 125 milhões para ser construída nova prefeitura e asfaltamento
MATO GROSSO
Os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária, na sexta-feira, o projeto de lei autorizando a prefeitura financiar R$ 125 milhões para construir o novo paço municipal, cujo local será definido, e em obras de pavimentação asfáltica em bairros, drenagem, sinalização viária e passeio público com acessibilidade. O prazo total para pagar o financiamento é de 10 anos, sendo o primeiro ano de carência e os outros nove para amortização do valor. Foram 11 votos favoráveis e três contrários, de Dilmair Callegaro, Hedvaldo Costa e Mario Sugizaki.
A sede atual tem mais de 35 anos e, das maiores cidades da região, Sinop é a que possui o paço mais velho. A secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, informou que o prefeito está avaliando três áreas para construir a prefeitura (sem mencionar quais). “São três áreas institucionais do município que ele está avaliando, vendo as metragens e ai de acordo com o projeto é que vai fazer a escolha da área que trouxer uma viabilidade maior, seja de espaço, de estacionamento e de acesso à comunidade”, disse, ao Só Notícias,
De acordo com a secretária, o prefeito Roberto Dorner deve anunciar, logo no início do próximo ano, o local escolhido. “Esse é um projeto prioritário do prefeito, então as primeiras medidas que ele vai tomar vai ser com base nesse projeto”. “A proposta é que a obra seja licitada em 2023 para concluir em 2024”, afirmou.
O líder do prefeito na câmara, Paulinho Abreu, disse após a votação do projeto que “foi feito um levantamento interno para verificar a demanda e vai ficar em torno de 14 mil metros quadrados, agora, aprovando-se o recurso, vai contratar o projeto e depois fazer o processo licitatório” e que “essa construção vai gerar economia no aluguel que em 10 anos vai estar cobrindo de 60 a 70% do valor que vai ser aplicado”, considerou, referindo-se que secretarias que hoje estão em imóveis locados funcionarão na nova prefeitura.
Em relação as obras de infraestrutura o vereador destacou que “já tem alguns projetos em andamento, principalmente em bairros mais afastados que estão em processo de regularização, alguns pedaços mais próximos do perímetro central que faltam ser pavimentados”, acrescentou.
Só Notícias/Mylene Dias (foto: Só Notícias)


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO15 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município