TJ MT
Desembargador Juvenal Pereira toma posse como corregedor e fala em gestão integrada
TJ MT

Ao longo de sua carreira o novo corregedor adquiriu conhecimento e experiência também fora da Justiça tradicional. A exemplo da nova presidente, desembargadora Clarice, o corregedor Juvenal conhece e acredita na Justiça Multiportas. Ele falou sobre o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), uma das bandeiras da futura presidente. “Esta é a Justiça do futuro… pois possibilita o tratamento dos conflitos entre as partes e apazigua mais do que qualquer decisão judicial. Ela promove a cultura da paz entre as partes envolvidas, pois ela decide o que querem para resolverem o litígio, que ainda não foi ajuizado. É uma das saídas mais inteligentes em tempos atuais. Tenho fé que veremos muitas outras transformações positivas ao longo de nossa gestão. E com o apoio da Corregedoria o Poder Judiciário de Mato Grosso cumprirá sua missão”, ressaltou o corregedor empossado Juvenal Pereira da Silva.
Juvenal também agradeceu o apoio do corregedor José Zuquim Nogueira, que deixa a Corregedoria no fim deste ano. “Sei que tenho um enorme desafio frente à Corregedoria, pois o desembargador Zuquim e sua equipe atingiram metas importantes. Conquistaram dois ouros nos últimos anos e teremos que trabalhar ainda mais se quisermos melhorar os patamares alcançados, que são os melhores da contagem histórica do Judiciário de Mato Grosso. E para que isso aconteça a parceria dos juízes mato-grossenses será imprescindível para que tenhamos um Primeiro Grau ainda mais célere e efetivo”, pontuou.

Juiz Emerson Luis Pereira Cajango; I – acompanhar e auxiliar o corregedor-geral nas visitas técnicas às unidades, cabendo ao referido magistrado coordenar e realizar correições nas unidades cíveis e mutirões, regimes de exceção e inspeções, II – gerenciar as matérias relativas aos Juizados Especiais e Turmas Recursais, III – supervisionar as atividades do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), V – gerenciar as matérias relativas à área criminal, bem como o Sistema Prisional, incluindo as ações relacionadas aos Juízos de Execução Penal e Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerário (GMF), além dos programas e projetos do CNJ e suas Metas específicas 1, 2, 4, 5, 6, 11 e 12.
Juiz Eduardo Calmon de Almeida Cezar; I – gerenciar questões administrativas do foro extrajudicial (balancetes mensais das serventias, fiscalizar o sistema GIF, vacância, substituição e exoneração de delegatários interinos, entre outras. Interagir com a Comissão de Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações, II – gerenciar os processos contra decisões dos Juízes-Diretores do Foro, bem como os recursos contra decisões do corregedor em relação ao foro extrajudicial; V – supervisionar as atividades do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF), VII – gerenciar as ações da CGJ relacionadas a conflitos fundiários, além de coordenar a elaboração e execução do plano de trabalho para cumprimento das Metas Específicas 1, 2 e 3, bem como monitorar a evolução dos indicadores de desempenho e promover a crítica dos dados estatísticos relativos à referidas Metas.
Juíza Christiane da Costa Marques Neves; I – gerenciar as matérias relativas à área cível, acompanhar e auxiliar o corregedor nas visitas técnicas às unidades judiciárias cíveis; II – supervisionar as atividades do Departamento de Judiciário Auxiliar (DJA), realizar estudo e desenvolvimento de fluxogramas de processos e padronização de procedimentos internos do departamento; III – supervisionar as atividades da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), IV – gerenciar as ações da CGJ relacionadas à violência doméstica e familiar, mantendo boa relação com Cemulher, bem como o cumprimento das Metas do CNJ 3, 8 e 10.
Juiz Lídio Modesto da Silva Filho; I – supervisionar as atividades do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI), com foco na área de tecnologia e da plataforma Processo Judicial Eletrônico (PJe e PJeCor); II – coordenar as atividades da Auditoria da Corregedoria, acompanhando a produtividade e cumprimento de metas pelos magistrados, apresentando relatórios e sugestões de intervenção em unidades judiciárias; V – supervisionar as atividades da Coordenadoria da Corregedoria-Geral da Justiça; VI – coordenar a elaboração e execução do plano de trabalho para cumprimento das Metas 07 e 09, bem como monitorar a evolução dos indicadores de desempenho; VII – administrar localmente os sistemas de informação disponibilizados (POLITEC ONLINE, INFOSEG, SISBAJUD, RENAJUD, SEEU, BNMP, Malote Digital). Monitoramento dos indicadores relacionados ao Prêmio Nacional de Qualidade, entre outras ações, como o atingimento das Metas 7 e 9.
Gerindo a Corregedoria-Geral da Justiça está o servidor de carreira Flávio de Paiva Pinto. Ele supervisionará o Departamento Judiciário Administrativo (DJA); Setor responsável pelo recebimento, autuação e processamento de feitos administrativos gerais e reservados, onde a diretora é a servidora Manoela Tenuta. Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF); Departamento que recebe e processa os dados estatísticos da Justiça de 1º Grau. O DOF possui também estrutura voltada para a fiscalização do foro judicial e extrajudicial, a diretora é Nilcemeire dos Santos Vilela. Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE); Setor administrativo de coordenação, organização, acompanhamento, apoio e orientação aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, às Varas Judiciais com competência para processamento e julgamento dos feitos relativos à Lei 9.099/95, aos Juizados Volantes, Itinerantes e aos Postos de Atendimento instalados nos municípios e distritos que não sejam sedes de comarcas, cuja diretora é a servidora Karine Márcia Lozich Dias. Departamento de Aprimoramento da 1ª Instância (DAPI); Departamento responsável por desenvolver, apresentar e efetivar projetos que visam o aprimoramento e a busca da excelência na prestação jurisdicional da Primeira Instância, sendo a diretora Renata Guimarães Bueno Pereira. E a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA); Organiza e mantém atualizado o Cadastro Geral Unificado de pretendentes à adoção, indica a esses pretendentes as crianças e adolescentes aptos à adoção e promove campanhas de estímulo à adoção. A diretora é Elaine Zorgetti Pereira.

Em 1984 prestou concurso público e foi aprovado para ingresso na magistratura mato-grossense como juiz substituto na Comarca de Poxoréu. Ele foi magistrado da Vara Única no período de 1984 a 1985 e juiz eleitoral. Por merecimento assumiu a Comarca de Rondonópolis de 86 a 91, assim como foi juiz eleitoral. Em 1991 e 1992 ele atuou na 7ª Vara Criminal de Cuiabá e foi juiz auxiliar da Corregedoria no período de 1992 a 1994. Já entre os anos 1993 a 2006 foi o juiz titular da 13ª Vara Cível da capital e juiz eleitoral da 56ª Zona.
No ano de 2005 foi empossado no cargo de desembargador por antiguidade. No biênio 2011/2013, foi vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a partir do ano de 2013 exerce a presidência da 3ª Câmara Criminal. Já no biênio 2013/2014 foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: primeira imagem: foto horizontal colorida. O novo corregedor faz seu juramento de frente ao púlpito. Ele está com o braço direito estendido.
Segunda imagem: corregedor empossado assina o termo de posse. Terceira imagem: fotografia colorida retratando os tres novos dirigentes do TJMT
Larissa Klein e Ranniery Queiroz/ foto Lucas Figueiredo
Assessoria de Imprensa CGJ-MT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador