Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Com pneumonia viral, menina de três anos tem cinco paradas cardíacas e morre após dar entrada em UPA

Publicados

MATO GROSSO

Com problemas respiratórios e comprometindo dos pulmões, Maria Júlia Severino de Moraes Ferrarezzi, de três anos, deu entrada na UPA de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), nessa segunda-feira (2). De acordo com a pai dela, Everton Ferrarezi, a menina já havia sido levada para a unidade de saúde na sexta-feira (30), mas foi liberada. 

O pai aponta negligência pelo fato do médico responsável não ter solicitado um raio-x, procedimento que só foi solicitado quando a menina foi novamente levada para a UPA nessa segunda-feira (2). Quando chegou no local, Maria já estava com os pulmões comprometidos. 

“Fomos na UPA o médico falou que era virose, mandou comprar xarope, medicamento e tal. Falou que era virose e mandou de volta para casa. Porém, ontem, a Maria reclamou de dor e voltou para a UPA”, explicou o Everton ao Olhar Direto

Assim que a menina chegou na unidade, o médico pediu um raio-x, que constatou o compretimento dos pulmões e solicitou a internação. Ela foi internada no Hospital Regional de Cáceres. 

Leia Também:  Tradicional Festa de São Benedito será neste domingo (02) em Cuiabá

“Já no hospital, a médica explicou a situação, falando que era díficil”, lamentou. 

Maria morreu horas depois de dar entrada na unidade de saúde. De acordo com o pai, foi realizado um exame de covid-19, que deu negativo. 

Por meio de nota, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, e o secretário de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, lamentaram a morte da menina. Maria era aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Província de Arezzo.

O velório da menina está sendo realizado nesta terça-feira (3), em Cáceres. 

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso de Noções Básicas de Políticas Públicas

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA