MATO GROSSO
Max e Botelho mantém disputa pela presidência: “será no espreme gato”
MATO GROSSO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que segue sem definição sobre a composição de sua chapa para a disputa da Mesa Diretora biênio 2023/2025. Em entrevista nesta segunda-feira (23), o parlamentar disse crer em um acordo somente no “espreme gato”, ou seja, no prazo final para definir as chapas.
A declaração ocorreu após reunião entre ele e o deputado Max Russi (PSB), com governador Mauro Mendes (União) e o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (PL) no Palácio Paiaguás. Ambos oficialmente disseram que o assunto da Mesa não havia sido pauta.
“Governo não é lugar para debater assuntos internos da Assembleia, isso é para ser discutido em outro lugar. Hoje a reunião aqui não foi para isso, estamos discutindo orçamento, o Governo vai publicar a Lei orçamentaria, Empaer e outros assuntos discutidos com o Mauro Mendes e o Mauro Carvalho”, informou.
No entanto, o presidente afirmou que o tema deve ser discutido em breve na Casa e que possivelmente continuarão “na conversa” até o último momento, ou seja, semana que vem. “Essa semana vamos continuar conversando para ver se a gente consegue entrar em um consenso. Ainda não chegamos nisso, mas é assim mesmo. Mesa é sempre assim, acaba quase no final, como nós falamos aqui em Cuiabá, no “Espreme Gato” então é isso que nós vamos fazer”, comunicou.
Os dois deputados vivem um impasse de definição sobre a disputa pelo cargo de presidente da Casa. Isto porque Botelho obteve o aval jurídico de que poderia disputar o cargo por mais um mandato, após uma brecha na lei do Supremo Tribunal Federal.
A lei proíbe a disputa do mesmo cargo por mais de uma vez. Com isso, Max que já havia declarado publicamente sobre a sua participação no pleito pelo comando da Mesa, agora se mantém resistente em recuar, para novamente compor com o colega parlamentar.
FOLHA MAX
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.