MATO GROSSO
Botelho será eleito presidente da AL pela 4ª vez consecutiva e espera votação histórica
MATO GROSSO
Eleito sem dificuldades para comandar o Legislativo de Mato Grosso (ALMT) nos últimas três pleitos da Mesa Diretora, o deputado estadual Eduardo Botelho (UNIÃO) será reconduzido para a função pela 4ª vez consecutiva nesta quarta-feira (1º). Assim como vem acontecendo desde 2017, o parlamentar não irá enfrentar opositores e desta vez espera cravar o apoio dos 24 deputados estaduais.
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia para este biênio será histórica para Botelho e pode marcar sua despedida do Legislativo. Com a recondução ao cargo, ele supera o ex-deputado José Geraldo Riva e se torna o único a comandar a Casa por quatro vezes seguidas.
A primeira vez que Botelho assumiu a Presidência da Assembleia foi em 2017, quando conseguiu desbancar o então presidente Guilherme Maluf (atual presidente do Tribunal de Contas do Estado), que acabou recuando de sua tentativa de disputar a reeleição no cargo e acabou ocupando a 1ª Secretaria na época.
Aquele era o primeiro mandato de Botelho como deputado estadual e a segunda vez em que ele integrava a Mesa Diretora – o deputado havia exercido a função de vice-presidente na gestão de Maluf.
Em 2018, reeleito deputado estadual, Botelho tornou a disputar a Mesa Diretora, desta vez mirando o biênio 2019-2020. Mais uma vez, foi eleito presidente em chapa única e sem grandes dificuldades, repetindo a votação que tinha conquistado no pleito anterior.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.