MATO GROSSO
Curso gratuito de empreendedorismo digital para profissionais da cultura está com inscrições abertas
MATO GROSSO
As inscrições para o curso gratuito de ‘Empreendedorismo digital – gestão de tráfego e dropshipping’, estão abertas para profissionais da cultura criativa. Ao todo, são oferecidas 300 vagas para aulas presenciais ministradas em Cuiabá. As primeiras turmas começam a qualificação no dia 13 de fevereiro.
As inscrições podem ser feitas pela internet.
O curso é realizado pelo Instituto Inclusão, Cidadania e Ação (Inca) em parceria com o Instituto Villa’s, e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio de emenda parlamentar.
A capacitação abrange conteúdos de empreendedorismo digital com foco no tráfego patrocinado e no modelo de negócio de dropshipping, ou seja, a empresa utiliza o comércio online, oferecendo produtos sem manter um estoque, e concentra as atividades na marca, nas vendas e no relacionamento com os clientes. Assim, os proprietários contam com empresas parceiras para a reserva e entrega do produto.
As quatro primeiras turmas, cada uma com 25 alunos, começam o curso no dia 13 de fevereiro. Serão 30 horas de capacitação, divididas em duas semanas de aula, ministradas de segunda a sexta, no período matutino ou vespertino. Os participantes também terão três dias de aulas práticas via aplicativo Zoom. Ao todo, serão 12 turmas presenciais. Podem se inscrever pessoas com 14 anos ou mais. Também haverá outras turmas para início das aulas em 27 de fevereiro e 13 de março.
Serviço
Os cursos serão realizados na sede do Instituto Villa’s, localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, no prédio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Humano, localizado na Avenida General Mello, 2798 – Campus Elisios.
Inscrições pelo site: https://www.institutovillas.com.br
Mais informações pelo contato (65) 99355-7573 ou @institutoincamt
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.