Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Feira de Música fomenta debate sobre negócios e traz programação cultural neste fim de semana

Publicados

MATO GROSSO

Com uma programação de entretenimento e debates sobre artes e negócios no setor musical, ocorre neste fim de semana a Feira de Música de Mato Grosso (FeMus-MT), no Centro Cultural Casa Cuiabana. O evento começa na sexta-feira (03.03) e segue até domingo (05.03) com shows de artistas regionais, palestras, mesas temáticas, lançamentos e exibições de videoclipes, documentários e rodada de negócios.

Entre os convidados estão nomes reconhecidos no mercado musical, como o produtor e artista Barral Lima (MG) e a gestora de comunicação Amanda Bittar (SP). O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e tem a proposta de fomentar o mercado regional da música por meio do ambiente de negócios, redes de relacionamento e intercâmbio entre artistas, empresas e profissionais do setor.

O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, participa da mesa de abertura que irá tratar de políticas públicas e investimentos para o setor. “As feiras de música são uma ótima oportunidade de conectar artistas com produtores e curadores nacionais, e também é um espaço de troca e construção de conhecimento. O incentivo às ações como estas é extremamente importante, pois pode alavancar a carreira dos nossos artistas a uma projeção nacional e internacional. Além disso, atende aos desafios previstos no nosso plano estadual de cultura, de capacitação e do cenário musical de Mato Grosso”.

Leia Também:  Polícia Militar inaugura galeria de ex-comandantes da instituição

Outros temas que entram na pauta do evento são gestão de carreira, produção de clipes, rede de relacionamentos, a difusão da música, marcas e patrocinadores, além de uma contextualização sobre as perspectivas e entraves do mercado regional.

A Feira de Música conta também com uma programação de lazer, com shows e apresentações de artistas regionais selecionados em chamamento público. As atrações culturais ocorrerão na Casa Cuiabana e outros espaços parceiros como o Teatro Zulmira Canavarros, Garden Pub e Sarambi Bar.

Na sexta (03.03), a atração noturna será no Teatro Zulmira Canarros, com show de Pacha Ana, às 20h. Os artistas selecionados pela Feira se apresentam no sábado (04.03), a partir das 19h, na Casa Cuiabana e Garden Pub. Entre eles estão Mariana Borealis, Manas do Nortão, Mormaço Severino, Izafeh e Ju Grisólia.

No domingo (05.03), às 19h, noite de encerramento, a agência Lambuza Musical fará o lançamento de artistas que receberam consultoria de planejamento de carreira por meio de edital do Mato Grosso Criativo, da Secel. Entre eles estão Karola Nunes, Calorosa, Luisa Lamar e Paulo Monarco. O encerramento da noite será no Sarambi Bar, com apresentação do DJ Patrick Tor4.

Leia Também:  Beto acredita que Fabio estará ao lado de Botelho por “objetivo comum” para Cuiabá

A Feira da Música é realizada pelo Movimento Vambora com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secel, e apoio cultural do Sebrae, Sicredi, Assembleia Social e Bateras Beat.

Serviço:

Feira de Música de Mato Grosso

Data: 03 a 05 de março
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana. Parte da programação cultural noturna será no Teatro Zulmira Canavarros, Garden Pub, Sarambi Bar
Ingressos: Programação gratuita na Casa Cuiabana. Nos demais espaços haverá cobrança de entrada de acordo com a programação da noite.
Mais informações: https://linktr.ee/femusmt ou instagram @femusmt e @vambora.mt

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Movimento Maio Amarelo será lançado na próxima terça-feira (03)

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA