MATO GROSSO
Trajetória da chefe de cozinha Leila Malouf será contada em livro pelo Senac-MTv
MATO GROSSO
O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), irá publicar um livro sobre a trajetória profissional da chefe cuiabana Leila Malouf, que há 30 anos comanda o buffet que leva seu nome e é referência nacional quando o assunto se refere à culinária e gastronomia mato-grossense.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu a chefe, e sua filha, a empresária Adel Malouf, nesta segunda-feira (6), na sede da Federação, para oficializar a parceria. Na oportunidade, destacou a iniciativa para promover, difundir e valorizar a cozinha regional.
“A obra não será comercializada e os 1,2 mil exemplares produzidos serão uma contribuição do Sistema Fecomércio Mato Grosso para a história da gastronomia mato-grossense. A publicação será distribuída em escolas do Senac e em todo território nacional para valorizar o trabalho de décadas de uma grande personalidade do nosso estado”, informa Wenceslau Júnior.
A publicação tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano e, além de narrar a história da chefe, contará com receitas tradicionais e releituras de pratos executados por ela.
“Minha vida toda está na cozinha. E o meu dia a dia é de avental, trabalhando, executando e inovando, pois, muitos pratos e técnicas foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo. Com certeza, essa parceria será de grande sucesso”, destaca Leila Malouf.
A produção da obra literária envolverá toda equipe de educação profissional do Senac-MT, que possui ampla expertise e atuação no ramo gastronômico, com cozinhas pedagógicas instaladas em seus Centro de Educação Profissional distribuídos pelo estado, observou o diretor regional da instituição, Edson Dahmer.
“O Senac é o braço social do Sistema Fecomércio-MT dedicado à educação profissional e os segmentos de produção de alimentos e gastronomia são onde, tradicionalmente, formamos mais alunos. No ano passado, por exemplo, certificamos 5,1 mil profissionais nessas áreas. Essa parceria vem para coroar e agregar valor aos nossos trabalhos em prol do desenvolvimento da culinária regional”, ressaltou o dirigente.
Também participaram da oficialização da parceria o superintende da Fecomércio-MT, Igor Cunha Gomes, e a diretora de Educação Profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo