TJ MT
Paz em Casa: Fórum de Poxoréu promove diálogo para conscientização autores de agressões
TJ MT

Um ambiente construtivo de diálogo foi preparado com o objetivo de conscientizar os homens sobre os diversos tipos de violência doméstica, e as consequências psicológicas e emocionais, geradas a partir de episódios de agressão familiar.
Mesmo nos casos, onde as vítimas são mulheres, o trauma vivenciado pelos filhos pode gerar consequências desastrosas para a formação do individuo e sua convivência em sociedade. Na maioria dos casos, modelos vividos dentro de casa, acabam reproduzidos em sociedade, perpetuando o ciclo de violência.
Coordenada pelo juiz Darwin de Souza Pontes, a estratégia do encontro foi levar os homens à reflexão, sobre a tomada de atitudes conciliadoras, para a pacificação do ambiente doméstico. Esclarecimentos de duvidas e informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06) também debatidas na reunião.
“Infelizmente, o maior volume de ações penais da nossa comarca envolve situações de violência doméstica ou familiar contra a mulher. Nossa proposta foi criar um ambiente informal, de bate papo, pensando exatamente em esclarecer esses homens sobre seu comportamento dentro da própria família, e os efeitos gerados, principalmente, sobre o emocional das crianças, marcas pelo trauma. A mudança de mentalidade somente será possível com educação e informação”, defendeu.
O modelo desenvolvido com base no diálogo consciente, também foi aplicado pelo juiz Darwin de Souza, na Comarca de Canarana, onde foram registradas reduções significativas nos casos de violência doméstica.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Imagem 1: Foto horizontal colorida. Juiz Darwin de Souza Pontes faz uso da palavra, no auditório do fórum. A frente do juiz, plateia formada por homens.
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador