Search
Close this search box.
CUIABÁ

O Bom da Notícia

Após reunião em Brasília, Botelho diz que falta de água em VG acabará com autorização de Agência

Publicados

PORRETE

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual, Eduardo Botelho (UB), afirmou durante conversa com jornalistas nesta quarta-feira (15), que, em breve, estará cessado falta d’água em Várzea Grande após a autorização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para que seja captado água do Rio Cuiabá para distribuição no município.

“Na verdade, o prefeito[Kalil Baracat-MDB] estava pleiteando uma autorização da agência nacional de água para captar do Rio Cuiabá e isso precisa passar pela agência nacional. E, acredito que essa questão está praticamente resolvida e irá autorizar. Felizmente, já temos dinheiro para esse investimento, pois, o senador Jayme Campos, disponibilizou emendas ao município, e também contamos com o apoio do governador Mauro Mendes (UB), ou seja, temos como ajudar a resolver este problema de água em Várzea Grande”, afirmou.

Igualmente, estiveram presentes à reunião na Agência Nacional de Águas, o senador Jayme Campos (União) e o prefeito Kalil Baracat ( MDB) que pediram celeridade na análise do pedido para instalação da Estação de Tratamento de Água  – ETA  Imigrantes -, na região do bairro Sete de Maio, em Várzea Grande, que terá capacidade de tratamento de 125 litros de água por segundo, ou 10,8 milhões de litros diários.

Leia Também:  Arena Pantanal troca capacitores e está 100% apta para receber jogos

A Agência tem até julho deste ano para analisar, mas, diante da situação que Várzea Grande enfrenta em relação ao abastecimento de água, eles pediram mais atenção e rapidez na análise.

Sobre a BR-163

À jornalistas, Botelho também revelou que nesta última terça-feira (14), esteve em reunião com o governador Mauro Mendes, e o secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, para alinhamento sobre soluções para a BR-163, — conhecida popularmente como, rodovia da morte.

“Tivemos outra reunião ontem a noite com governador Mauro Mendes e com o secretário Rogério gallo para resolver o problema da BR-163, e a novidade que está praticamente fechado com a equipe técnica da caixa e está com o parecer positivo, só vamos aguardar o conselho que deve acontecer no fim desse mês ou mais tardar na primeira semana de abril para encerrar isso e o Governo dá início às obras na BR-163”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Decisão inédita na Justiça em MT autoriza recuperação extrajudicial de empresa do Agro

Publicados

em

A juíza da 1ª Vara Regional e Especializada em Recuperação Judicial e Falência de Cuiabá, Anglizey Solivan de Oliveira, deferiu o pedido de tutela cautelar antecedente solicitada pelo casal de produtores rurais, Orlando Mariussi e Miriana Emanuela Mariussi. A decisão suspende o leilão da Fazenda Mariussi, localizada em Campo Novo do Parecis, e blinda os bens do grupo por 60 dias de qualquer ato expropriatório, bem como a suspensão de todas as ações e execuções dos credores contra a empresa.

De acordo com o advogado do grupo, a decisão permite a possibilidade de uma negociação extrajudicial dos devedores com seus credores, sem a necessidade de buscar o ajuizamento do pedido de recuperação judicial.

Em sua decisão a magistrada verificou que os requerentes comprovaram a instauração de mediação/conciliação extrajudicial, conforme previsto na Lei 11.101/2005, por intermédio do documento denominado “Carta-Convite Pré-Mediação”, emitida pela Câmara de Mediação e Arbitragem Converge Resolve.

Segundo a presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Converge Resolve, Nalian Borges Cintra Machado, a aplicabilidade do artigo, impactará na possibilidade de as empresas construírem acordos para evitar uma recuperação judicial, processo que demanda muito mais tempo para solucionar o conflito, e que impacta em todo o sistema da empresa e suas relações.

Leia Também:  Contribuinte que não receber taxa de lixo na conta de água deve acessar Portal para impressão de guias

“Em outros estados, esse dispositivo legal tem sido uma opção relevante para as empresas que buscam preservar a atividade empresarial, porém, em que pese a possibilidade ter sido inserida em 2020 pela lei 11101/2020, ainda não havia ainda sido utilizada em Mato Grosso. Essa ferramenta permite que o devedor possa demonstrar ao credor a possibilidade de reorganização da empresa e de suas atividades para superar o momento de crise, sem a necessidade da utilização da recuperação judicial”, explica Nalian.

Crise da empresa

A magistrada suspendeu o leilão de lotes da Fazenda Terra Nova, que seria realizado para quitar dívidas de R$ 17 milhões, contraídas em 2015 com a empresa Vila Fértil Produtos Agropecuários. De acordo com o processo, a dívida a ser negociada atualmente é de R$ 38 milhões, distribuídas entre três credores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA