MATO GROSSO
Sesc-MT oferece cursos gratuitos nas unidades de Alta Floresta, Cáceres e Poxoréu
MATO GROSSO
O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), oferece nesta semana, três cursos de assistência que promovem autonomia ao público de baixa renda, com o projeto ‘Curso de Valorização Social (CVS)’. Iniciam nesta segunda-feira (20), as capacitações ‘Produção de Geladinho’, no Sesc Alta Floresta, e ‘Confecção de Peças Íntimas’, na unidade de Cáceres. Já na quinta-feira (23), terá início o ‘Curso de Mini Almofadas de Fuxico’, no Sesc Poxoréu.
O Sesc-MT atendeu, em 2022, quase 700 pessoas nos 18 cursos e oficinas oferecidos por meio do CVS no Sesc Dr. Meirelles, Alta Floresta, Cáceres, Poxoréu e Barão de Melgaço. A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Silva Camargo, destaca que, com os cursos iniciados nesta semana, as unidades já somam 10 capacitações ofertadas gratuitamente em 2023.
“Os cursos CVS contemplam diversos setores do mercado, como artes manuais, culinária, corte e costura e artesanato. A escolha do tema de cada edição ocorre de acordo com a demanda local, levando em consideração a sustentabilidade e a utilização de materiais acessíveis”, esclarece a diretora, que celebra o impacto do projeto na vida das famílias contempladas.
Até a próxima sexta-feira (24), as unidades do Sesc-MT recebem cerca de 40 pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos para as atividades do CVS. A iniciativa promove o empreendedorismo e inclusão social por meio do comércio dos produtos confeccionados em aula.
O conteúdo dos cursos ofertados nas unidades Sesc Cáceres e Sesc Poxoréu abrange diferentes técnicas de corte e costura, adaptadas para cada produção. O público irá desenvolver suas habilidades manuais a partir dos materiais oferecidos pela entidade.
Já o curso de ‘Produção de Geladinho’ trata das regras de manipulação de alimentos, higiene e cuidados necessários para a boa qualidade dos produtos. No encerramento, os alunos poderão levar suas produções e são incentivados a seguir aperfeiçoando suas habilidades.
CVS em abril
O Sesc Cáceres oferece, entre 10 e 14 de abril, o curso de artes manuais ‘Pintura em Pano de Prato’. As inscrições são limitadas e podem participar pessoas maiores de 16 anos com renda familiar de até três salários-mínimos. Os interessados devem realizar a inscrição na coordenação da unidade portando os documentos pessoais entre 27 de março e 6 de abril.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.