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Ferramenta da Sefaz auxilia consumidor a encontrar melhor preço na hora da compra

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O consumo nos lares brasileiros encerrou o primeiro bimestre com uma alta de 1,44%, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Essa alta pode trazer alguns desafios para os consumidores, como a necessidade de controlar os gastos. Uma prática essencial é pesquisar os preços antes de realizar as compras. Para auxiliar na pesquisa, os consumidores podem utilizar o Menor Preço, ; ferramenta disponibilizada por meio do programa Nota MT que compara e informa os preços praticados no mercado.

O Nota MT é amplamente conhecido por premiar mensalmente aquelas pessoas que pedem o CPF na nota, mas poucos sabem dessa funcionalidade que pode gerar uma economia significativa no orçamento familiar.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destaca que o Nota MT é um programa que vai além das premiações distribuídas mensalmente. Ele traz diversos benefícios, como o Menor Preço, que permite ao consumidor consultar os valores de venda dos produtos e economizar na hora da compra.

“O Nota MT também presta serviços ao cidadão e ajuda a economizar na hora das compras, com o Menor Preço. É uma funcionalidade gratuita e acessível que facilita o dia a dia dos consumidores. Além disso, o Menor Preço estimula a concorrência entre as empresas, criando uma ferramenta para o consumidor conseguir o melhor preço das mercadorias”.

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Qualquer pessoa pode usar o Menor Preço, desde que possua cadastro no Nota MT. Pelo site www.nota.mt.gov.br ou aplicativo de celular do Nota MT o consumidor pode acessar o Menor Preço e pesquisar qualquer tipo de produto seja itens de alimentação, equipamentos eletrônicos, móveis, artigos para casa, vestuário, calçados, combustível, entre outros. A pesquisa de preço deve realizada pela descrição do produto ou leitura do código de barras.

Ao pesquisar um produto o usuário obtém as informações sobre preços, razão social, endereço das lojas e a data que o item foi comercializado pelo valor informado. Os resultados são ordenados com base em alguns parâmetros como: menor preço, similaridade da palavra-chave com o produto, venda mais recente e localização. ;

Para obter o resultado, o sistema atualiza as informações dos valores praticados no mercado a cada 24 horas, durante o período da noite, buscando os dados das notas fiscais transmitidas e aprovadas pela Sefaz. ;

De acordo com a Sefaz, o acesso ao serviço do Menor Preço não é vinculado aos sorteios do Nota MT. Sendo assim, aqueles usuários que não quiserem participar premiações podem fazer o cadastro apenas para utilizar a ferramenta de pesquisa de preço.

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Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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