MATO GROSSO
Mutirão de Cidadania idealizado pela primeira-dama atende moradores de Nossa Senhora do Livramento
MATO GROSSO
“A primeira-dama Virginia Mendes preparou o mês de março inteiramente às mulheres. Com esse grande sucesso do Ônibus Lilás, a primeira-dama pensou em trazer mais outros serviços, como o SER Família, idealizado por ela, além de todos os outros serviços de cidadania que a Setasc oferta, tais como: atendimentos do SINE, do Procon. Teve a orientação jurídica com duas advogadas especializadas no direito previdenciário que atende as pessoas idosas, entre outros serviços para a população de Nossa Senhora do Livramento”, afirmou o secretário.
Para Elizabeth Leite de Oliveira Teodoro, representante da secretaria municipal de Assistência Social do município de Nossa Senhora do Livramento, a parceria do Governo de MT com o município beneficia especialmente quem mais precisa: famílias que moram em comunidades rurais e que percorreram até 100 Km para ser atendida no mutirão. O município tem mais de 13 mil habitantes, sendo que 70% moram na área rural.
“Para o município é muito importante essa parceria do município com o Governo do Estado. Ficamos muito felizes em receber este mutirão. Entendemos a importância desses atendimentos para a nossa população, principalmente para aqueles que tem dificuldade no deslocamento, de recursos financeiros para acessar determinados serviços, já que aproximadamente 70% da população do nosso município vive na zona rural. Então, a presença do estado complementa as ações, os projetos e programas que nós desenvolvemos em Nossa Senhora do Livramento”, afirmou Elizabeth.
“Eu e meus filhos somos frequentadores do CRAS. Eles participam das atividades que tem aqui e até ganhamos cestas básicas. Recebi o programa SER Família Emergencial, que me ajudou muito a colocar comida na mesa. O auxílio fez toda a diferença para a minha família e acredito que vou receber novamente, agora com o novo programa SER Família”, disse.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.