Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Stand-up promete descontração e aprendizado na aula inaugural do Pré-Enem Digital

Publicados

MATO GROSSO

Os 590 estudantes inscritos no Pré-Enem Digit@l 2023 da Diretoria Regional de Educação do polo Barra do Garças terão uma aula inaugural bastante animada. No dia 04 de abril, das 08h às 11h, eles vão lotar o Anfiteatro Fernando Peres de Farias para assistirem ao stand-up da comediante e jornalista barra-garcense, Yrla Braga. O evento marca o início das aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.

O Pré-Enem Digit@l ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) aos estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino, recebeu mais de 15 mil inscrições nas 15 Diretorias Regionais de Educação. Segundo a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Andrea Melo, cada DRE definiu a sua data de início das aulas e a criatividade deve marcar o evento neste ano.

“Participar da aula inaugural já é algo memorável para o estudante que almeja cursar o Ensino Superior. Com um show de humor como esse previsto para Barra do Garças, se torna inesquecível”, diz Andrea. Ela lembra que cumprir todo o cronograma de aulas até o dia 11 de novembro será fundamental para a realização desse sonho.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros de MT encaminha resultado da investigação de morte de aluno à Justiça Militar

Para a diretora regional, Silvia Figueiredo de Souza, os inscritos no polo Barra do Garças receberam o kit com 16 livros com todo o conteúdo curricular do Enem, além de cadernos com exercícios simulados. “O material didático foi elaborado de acordo com contexto atual. Portanto, os livros foram estruturados com o objetivo de auxiliar aqueles que desejam obter sucesso no Enem. Um conteúdo que também será mostrado nessa aula inaugural”.

Além do stand-up com Yrla Braga, a programação terá explicações sobre como usar o material didático que tem um QR Code em cada capítulo que dá acesso às aulas gravadas, além de uma mesa redonda das profissões de diversos segmentos. “Vamos começar com um grande diálogo entre os gestores da DRE e os estudantes inscritos nas escolas de Barra do Garças, General Carneiro, Torixoréu, Ribeirãozinho, Araguaiana, Campinápolis, Nova Xavantina e Novo São Joaquim. O evento poderá ser acompanhado pelo canal da DRE no You Tube.

Todos terão acesso às aulas de forma online. Já as aulas presenciais em Barra do Garças, ocorrerão aos sábados, no período matutino, nas dependências da Escola Estadual Militar Tiradentes. As aulas serão ministradas por professores da rede nas disciplinas que compõem a Matriz de Referência do Enem. “Nossa expectativa é que os nossos estudantes inscritos obtenham resultados satisfatórios nas notas do Enem e possam cursar a faculdade que almejam”, finalizou Silvia.

Leia Também:  Escola de Governo oferta curso online de Noções de Administração do Trabalho

As aulas presenciais também serão realizadas nos demais polos regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Cáceres, Confresa, Nova Mutum, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  VÍDEO: A justiça "Suspendeu" uma investigação sobre as contas da Gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que estava sendo realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  VÍDEO: Confira a diferença entre Arroz Carreteiro e Maria Isabel

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA