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Fecomércio-MT assina convênio com governo do estado para realização da FIT Pantanal

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Para consolidar a realização da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal 2023, a Fecomércio-MT e o governo do estado assinaram, nesta quinta-feira (13), convênio no valor de R$ 1,2 milhão para a realização do maior evento voltado para promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado. A expectativa dos organizadores é atrair durante os quatro dias de evento – que ocorrerá de 4 a 7 de maio – aproximadamente 100 mil pessoas.

Sendo realizado pela segunda vez pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), o evento, que neste ano ocorre em formato de feira, acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal. A entrada será gratuita para todas as ações durante a feira, que contará com estandes de parceiros e empresas, exposições e apresentações artísticas, além de oficinas, palestras e debates destinado ao setor.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a medida vai contribuir para tornar os pontos turísticos do estado mais atrativos para os visitantes. “Nós temos belezas como Pantanal, que é bem explorado, mas temos o Araguaia, temos três biomas e a Feira Internacional do Turismo vem para enaltecer toda essa riqueza. O turismo é um agente transformador na economia, pois promove inclusão social, gera oportunidades de emprego, renda e tributos para a administração pública”.

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Na oportunidade, o governador Mauro Mendes, destacou os avanços em investimentos no turismo do estado, com destaque para a melhoria da infraestrutura. “O principal elemento para agregar valor ao turismo passa pela infraestrutura. A grande maioria dos turistas gostam de conforto no deslocamento até o destino. Por isso, investimento em estradas e pontes para facilitar o acesso dessas pessoas até os principais pontos dentro do estado”.

O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Cezar Miranda, reforçou que a atuação do governo tem sido forte desde o primeiro mandato. “O turismo é uma indústria limpa, que gera empregos, não polui, melhora e preserva o meio ambiente. Durante a pandemia, o governo esteve ao lado do setor, disponibilizando linhas de crédito com juros zero para os segmentos mais prejudicados”, enfatizou.

A programação da FIT Pantanal contará com a EXPO FIT, que serão exposições dos destinos e produtos turísticos do estado, além da Aldeia do Conhecimento, que serão promovidas por entidades parceiras, totalizando mais de 50 oportunidades de treinamentos, painéis e palestras totalmente gratuitas. Haverá, ainda, o Festival Gastronômico, com a oferta de pratos típicos e apresentações artísticas e culturais diversificada.

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O Sesc Pantanal, administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também participará da feira, onde apresentará palestras por meio dos Departamentos Nacionais do Sesc –‘Turismo Social’ – e Senac – ‘ESG: do conceito a prática’ –, além de divulgar ações realizadas na região, beneficiando a comunidade local por meio da valorização econômica e social.

O 30º ano de realização da FIT Pantanal tem como tema ‘Tudo Isso é Seu’ e conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, além de entidades parcerias, como do Sebrae-MT, Empaer-MT e SEAF-MT, e apoiadores.

Para ter acesso à programação do evento, clique AQUI.

At.te,

 

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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